HBLem recebe dois novos aparelhos

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães ganhou um novo aparelho para exames de videoendoscopia e videocolonoscopia nesta quarta-feira. O equipamento é resultado da parceria entre a AFYA - Faculdade de Ciências Médicas e a Secretaria de Saúde de Itabuna, no Programa Mais Médicos.

A máquina possui três sondas e será usada na detecção de doenças como gastrite e até câncer no intestino. A videoendoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen do paciente.

Já a videocolonoscopia tem como objetivo a investigação do intestino grosso por meio de câmera que permite o diagnóstico preciso e detalhado de eventuais alterações ou lesões. “O aparelho que existia antes no Hospital de Base tinha apresentado defeito".

"Infelizmente, não tinha como ser reparado. Então, buscamos essa parceria com a AFYA e conseguimos adquirir um novo, com um investimento de R$ 500 mil”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, no ato simbólico de entrega. "A demanda é grande".

“Na pandemia foram os exames que primeiro foram suspensos e voltaram por último. Não é exame que pode ser realizado em mutirão, por exigir a sedação do paciente. Tem que ser feito em clínica especializada ou hospital, principalmente no caso de pacientes acima de 70 anos”, comentou.

“O aparelho faz desde o diagnóstico mais básico, a exemplo de identificação da causa da queimação no estômago, sintomas de gastrite, etc., presença da bactéria H. pylori, até a detecção de câncer. E agora vieram as pinças que permitem pegar pedaço da lesão para análises e exames”.

O cirurgião Danilo Caires Costa reforçou a necessidade do aparelho para a realização de biópsia e tratamentos. “A maquia visualiza problemas no esôfago, estômago e intestino, como por exemplo, a  presença de uma espinha de  peixe, além do rastreio e tratamento de doenças nas fases iniciais”.

19:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro