Inema resgatou 600 animais em julho

O Centro de Animais Silvestres (Cetas) do Inema, em Salvador, acolheu, somente em julho, cerca de 626 animais. Desde o início do ano, 3.032 foram recebidos de resgates e entregas voluntárias. Entre os novos moradores temporários, estão espécies que requerem cuidados especiais.

Antes de voltar a seu habitat natural, eles devem passar por análise veterinária, reabilitação de alimentação e comportamento. O retorno à natureza é feito em áreas especiais, escolhidas por suas características, como vegetação preservada, presença de recursos hídricos e baixas ameaças à fauna.

"O trabalho de conservação dos animais silvestres é fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema e proteger a biodiversidade," destaca Haeliton Cerqueira, biólogo e gestor do órgão. "Cada espécie tem um papel vital no meio ambiente, e nosso esforço é garantir que possam retornar em segurança".

O Cetas faz campanhas de entrega voluntária para sensibilizar a população a reduzir os crimes contra a fauna, como captura e comércio ilegal. Em Salvador, no dia 27 de julho, o órgão recebeu um tamanduá-mirim, um ouriço-amarelo, uma iguana, uma jiboia e uma rolinha-roxa.

No dia seguinte, foram acolhidos mais oito animais, incluindo um jabuti-piranga, cinco sariguês neonatos e duas iguanas. Entre os casos marcantes do primeiro semestre está o de um filhote de jaguatirica, achado no quintal de uma casa em Lençóis. Estava debilitado, com ferimentos leves e sinais de desidratação.

A jaguatirica se alimentava de galinhas antes de ser resgatada. No Cetas, foi adotada por uma jaguatirica mais velha e ambas convivem enquanto recebem os cuidados necessários. "É incrível observar o vínculo criado entre elas," conta Haeliton. "Esse comportamento é essencial para a reabilitação e volta ao habitat."

O centro oferece um canal seguro para a entrega voluntária de animais silvestres, garantindo que aqueles fora de seu habitat natural tenham a chance de voltar à liberdade. Para facilitar o resgate, o serviço é disponibilizado através do WhatsApp (71) 99661-3998.

17:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro