Itabuna está perto da meta da antirraiva

A Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) e o Departamento de Combate às Endemias fizeram um balanço da vacinação de cães e gatos deste ano. Ela alcançou, na quinta feira, 35.746 cães e gatos imunizados, bem próximo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 37 mil doses.

A Campanha Nacional Contra a Raiva na cidade deve se encerrar neste sábado, segundo a coordenadora Lucimar Ribeiro. Nesta sexta, os agentes fizeram busca ativa nos bairros Caetano, Novo São Caetano e Sarinha Alcântara, com a estimativa de alcançar até 800 cães e gatos para vacinar.

Neste sábado, a busca ativa vai acontecer no Santo Antônio, Urbis 4, Nova Itabuna, Monte Cristo e Loteamento Nossa Senhora das Graças, a partir das 8h30. “Os moradores devem ficar atentos. Nossa expectativa é bater a meta e encerrar nosso trabalho antes do prazo previsto, que é 6 de setembro”.

Lucimar ressalta que os agentes de endemias já passaram por todos os bairros. Agora retornam com busca ativa para tentar alcançar animais que não foram vacinados nos pontos fixos. “A vacinação em local fixo só está disponível no Centro de Controle de Zoonoses, no Antique, de segunda a sexta, de 8h a 16h".

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva começou em todo o país no dia 8 de julho e segue até dia 6 de setembro. Há mais de 30 anos Itabuna não registra casos de raiva animal. No entanto, todos os anos é preciso vacinar os bichos, que podem transmitir a doença ao homem por arranhões e saliva.

19:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro