Itabuna mantém o combate à dengue

Apesar de estar em uma situação de baixa incidẽncia do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Itabuna vem mantendo as ações de prevenção para não ser afetada pela epidemia de dengue que assola o país, a maior da história, com mais de cinco mil mortes e seis milhões de pessoas com dengue.

Segundo a coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, Itabuna mantém índice de infestação de 1,6%, seugndo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA). É o mais baixo desde a epidemia de 2009, que levou a cidade ao limite da capacidade de atendimento.

“A cidade vem se mantendo estável nas notificações dos casos de dengue e sem avanço do índice de infestação predial. Isso é muito positivo, porque é fruto de ações diárias e de um trabalho educativo permanente”, avalia Lucimar. "Mas é preciso manter os cuidados para que o cenário não se altere".

“Como parte das ações contínuas contra o mosquito estamos concentrando um número maior de servidores em alguns bairros, seguindo uma escala previamente estabelecida”. Nesta semana, as ações estão concentradas no Monte Cristo, Alto Maron, João Soares e Castália.

Os moradores desses bairros devem cooperar com os Agentes de Combate às Endemias (ACE), inclusive fiscalizando reservatórios e caixas d’água e quintais, por exemplo. “Em paralelo ao trabalho de campo, fazemos também ações educativas, porque a informação não dá espaço à proliferação do Aedes”, diz.

Segundo o painel de monitoramento da Secretaria de Saúde da Bahia, atualizado na segunda-feira, hoje existem 38 municípios em situação de epidemia, e subiu para 121 o número de mortes por dengue no estado. A quantidade de casos graves é de 5.288 e o número de casos prováveis chegou a 229.257.

18:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro