Maior forte do Brasil será reformado

Neste terça-feira tiveram início as obras de restauração de um dos principais monumentos históricos e culturais do Amapá, a tricentenária Fortaleza de São José de Macapá, a maior da América Latina. A partir de uma consulta pública, foi adotada a ideia de transformar o forte de Macapá em centro museológico.

O governador Clécio Luís, que já foi diretor da Fortaleza de São José de Macapá, destacou que "o que estamos começando não é apenas uma obra, é uma requalificação de uma estrutura que é a mais importante do nosso estado, símbolo múltiplo de todas as vozes do Amapá".

O governo do Estado diz que está investindo R$ 4,9 milhões no projeto, que pretende transformar o forte em um indutor turístico, cultural e econômico. O valor gasto em todas as etapas chegará a R$ 27,1 milhões, financiados pelo BNDES, com previsão de conclusão em 36 meses.

A Fortaleza terá museus contemporâneos, galerias de arte, espaços para apresentações artísticas, espaço gastronômico, receptivo turístico, área de convivência, lojas de artesanato, e espaços que visam a utilização total de seus ambientes, integrando visitantes locais e turistas.

Essa primeira fase prevê serviços de urgência nas partes elétricas e hidráulicas. Posteriormente serão iniciados os trabalhos de recuperação das estruturas e reestruturação da Fortaleza de São José, até a adaptação dos espaços administrativos, expositivos, gastronômicos, de convivência e paisagístico.

Construída de 1764 a 1782 para proteger as fronteiras do “Cabo Norte”, como era conhecido o Amapá no período colonial, a Fortaleza de São José de Macapá é a maior construída pelos portugueses na América do Sul.

21:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro