Operação quebra logística do tráfico
As forças de segurança do Estado de São Paulo, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual e a prefeitura da capital, realizam nesta terça uma operação para desarticular a logística do crime organizado.
Batizada de Salus et Dignitas, a ação cumpre 117 mandados de busca e apreensão, 7 de prisão, 46 de sequestro e bloqueio de bens, e a suspensão de atividade econômica de 44 prédios comerciais. Além da perda da licença, os imóveis serão lacrados para garantir que a atividade ilícita não volte a acontecer.
Balanço preliminar, às 12h, contabilizava o cumprimento de cinco mandados de prisão, entre eles o de Leonardo Monteiro Moja, o "Leo do Moinho", e uma liderança do PCC. Ele estava em liberdade condicional e é apontado como proprietário de hotéis e estabelecimentos comerciais da região central.
Registrados em nome de laranjas, eram pontos de tráfico de drogas. Além deles, outras três pessoas foram presas em flagrante e outros dois apreendidos para averiguação. Mais de 50 locais já foram patrulhados apreendidos 65 celulares, 5 computadores, HDs e UBS, e 40 veículos.
A operação conta com mais de 1.200 policiais militares e civis, 327 viaturas e 30 cães farejadores, e é resultado de mais de um ano de trabalho de inteligência e investigação.
Uma equipe com profissionais de saúde e da assistência social vai atender as famílias que estão alocadas nos imóveis alvo da operação. Após o acolhimento inicial e a triagem, serão encaminhadas a equipamentos do estado e do município, como a Central Integrada de Atenção e Acolhimento.
A operação conta também com ações integradas de outras pastas do Governo de SP e da Prefeitura de São Paulo para a emissão de documentos, alimentação, distribuição de kits com roupas e produtos de higiene pessoal. Ela foi planejada ao longo do ano pelos centros de inteligência.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
