SAC Itabuna começará a emitir a CIN

Disponível em todos os outros estados desde janeiro, só agora os baianos podem tirar a Carteira de Identidade Nacional, que substitui o RG dos estados e usa o número do CPF como única identidade. O serviço passa a ser oferecido nos SACs de Itabuna e Ilhéus a partir da próxima semana.

Além dessas cidades, ele ainda está restrito a Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Irecê e Barreiras. O agendamento para emissão da CIN será feito pelo aplicativo ou pelo portal GOVBA (ba.gov.br) além dos postos da rede onde ele está sendo oferecido.

A primeira via é gratuita e terá o CPF como número único de identificação. Para fazer a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.

A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visuais, físicas e intelectuais, desde que apresentados atestados.

Ainda podem ser incluídos o tipo sanguíneo, com fator RH, e opção de ser doador de órgão. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento contém um QR Code para verificação dos dados.

Não é preciso ter pressa. O RG antigo continua valendo até 2032. Já a CIN tem validade de acordo com a faixa etária: de 0 a 12 anos a validade é de 5 anos; entre 12 e 60 anos sobe para 10 anos; e acima de 60 anos tem validade indeterminada.

15:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro