Show de 'Raul' lança a Flipelô 2024

Uma coletiva de imprensa lançou oficialemente e FLIPELÔ 2024, a Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece de 7 a 11 de agosto, com programação gratuita. A festa deste ano faz uma grande homenagem ao compositor, cantor baiano e pai do rock brasileiro Raul Seixas.

Nascido e criado na região do Bairro da Boa Viagem, na Península de Itapagipe, era um apaixonado por literatura, sonhava em ser escritor e se inspirava em Jorge Amado. Raul gostava de escrever contos, poesias e histórias em quadrinhos e, quando criança, encenava suas histórias para o irmão mais novo, Plínio.

Na apresentação, dirigida por Edvard Passos, atores encarnaram personagens de Jorge Amado, cuja tarefa era escolher o tema da Flipelô. Depois de muito debate, no jogo de búzios aparece Raul Seixas, que entra em cena como o grande homenageado desta edição.

Para Angela Fraga, diretora da Fundação da Casa de Jorge Amado, realizadora da FLIPELÔ, homenagear o compositor soteropolitano mostra-se “uma decisão acertada”, já que Raul possui um legado cultural que agrada públicos de diferentes idades.

“Tal como Jorge Amado, ele se inspirou no povo para sua criação literária musical. Raul se inspirava no que sentia e vivia para escrever suas músicas e ambos tiveram uma criação de romance e protesto. Além de tudo ele é uma figura que traz uma alegria que combina com a festa”, disse.

São esperadas cerca de 250 mil pessoas que irão transitar pelos 153 espaços do Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. Esses espaços abrigarão a programação oficial e a ‘Flipelô Mais’, que reúne uma programação paralela das instituições do Centro Histórico.

O evento conta com mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os tipos de literatura, lançamento de livros, saraus de poesia, recitais, slans, rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais e musicais, shows, documentários, exposições de arte e uma programação infantil.

Ela inclui contação de história, diversas atividades lúdicas e exposições de arte. A programação oficial contará com a participação de 146 escritores nacionais, 5 internacionais e 352 artistas de variadas linguagens. Para Kelsor Fernandes, presidente do Fecomercio/BA, a festa literária mostra a potência cultural da Bahia.

17:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro