UBS terão farmacêutico em Itabuna

Oito Unidades Básicas de Saúde de Itabuna passaram a adotar o Cuidado Farmacêutico como extensão do atendimento. O procedimento integra as diretrizes que a Secretaria de Saúde criou na Rede Pública, tendo como base o Decreto nº 15.935, publicado na edição do Diário Oficial do Município.

“Pacientes com polifarmacoterapia, com comorbidades e problemas de adesão ou acompanhados em diversos serviços da rede assistencial, possuem alto risco para desenvolver problemas decorrentes do tratamento farmacológico," diz o documento.

Este público é o maior consumidor dos recursos de saúde, pelo aumento das hospitalizações e fragilidade na assistência. "Por isso, a participação do farmacêutico no acompanhamento desses usuários têm mostrado resultados positivos, reduzindo custos e melhorando a qualidade das prescrições", diz.

O objetivo é aprimorar o manejo clínico de pacientes com doenças crônicas, controlando reações adversas e prevendo maior adesão ao tratamento e melhor qualidade no atendimento. Hoje Itabuna tem 32 UBS e é pioneira, no interior da Bahia, nesse tipo de serviço, que deve ser estendido à metade dos postos.

O atendimento farmacêutico será dado preferencialmente a pacientes que usam insulina para o controle do Diabetes. “É muito comum os pacientes usarem as insulinas e fitas de glicemia de forma incorreta, o que prejudica o resultado do tratamento”, explica o coordenador Wanderlei Machado Júnior.

As consultas com o farmacêutico vão acontecer a cada 30 dias, na unidade onde a pessoa é atendida. O trabalho vai incluir anamnese, investigação dos medicamentos usados e análise da história clínica do paciente. Além disso, serão identificados problemas relacionados à farmacoterapia.

22:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro