HOEB completa seis meses de atuação

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia completou seis meses de atividade. Gerido pelo Einstein e atendendo 100% pelo SUS, ele conta com uma equipe que já atuava em toda a jornada de cuidado do paciente, incluindo psiquiatra e psicólogo, além do apoio do assistente social.

O foco da equipe é contribuir para a retomada da autonomia do paciente, com superação de traumas, dependências e outras questões específicas. Grande parte dos pacientes são vítimas de traumas ou acidentes de trânsito relacionados à alta velocidade, desatenção ou consumo de álcool e drogas.

Essas situações podem ocasionar impacto na saúde física e mental. Alguém que vivenciou um acidente ou trauma físico pode apresentar sintomas como lembranças em vários momentos do dia, ataques de pânico, insônia, pesadelos, ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, medo e até mesmo solidão.

Por isso, a intervenção de profissionais da psicologia e psiquiatria ao longo do atendimento, e a recuperação da condição cognitiva dos pacientes é fundamental. “O psicólogo ajuda o paciente a gerenciar e superar traumas por meio de diferentes técnicas, a exemplo da verbalização dos medos e lembranças".

"Ele passa por aplicação de técnicas de relaxamento, exercícios de respiração e outras atividades”, afirma Yasmine Santos, psicóloga do HOEB. Quando necessário, há também a indicação de exames e medicamentos pelo psiquiatra, que atua de forma integrada ao psicólogo.

“Precisamos ter um olhar para além da sequela física. Transtornos de ansiedade relacionados ao trânsito e longos períodos de internamento, estresse pós-traumático, depressão e até abstinência em relação ao uso de drogas e álcool exigem uma readaptação psíquica muito cuidadosa”, alerta Lucas Lago, psiquiatra.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a depressão é a principal causa de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o percentual de pessoas em território nacional que declararam ter diagnóstico médico de depressão é de 11,33%.

“No futuro vai ser a enfermidade mais incapacitante do país, tirando milhares de pessoas do grupo economicamente ativo. Por isso é fundamental atuar na raiz do problema, evitando que o quadro do paciente evolua e o leve a uma disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar”, destaca Lucas.

Em seis meses de funcionamento já foram realizadas 2.500 intervenções cirúrgicas no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. A maioria dos casos se refere a vítimas de acidentes de trânsito e queda. E foram feitos 2.599 atendimentos pela equipe de psicologia, englobando pacientes e acompanhantes.

No último mês, a psiquiatria passou também a atuar na relação entre equipe de saúde, paciente e seus familiares, seguindo o modelo de medicina integrada. O objetivo é ampliar o cuidado com os pacientes no sentido de promover melhores desfechos de tratamento, além de mais qualidade de vida.

Inaugurado em 4 de março deste ano, o HOEB, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, fica no bairro do Cabula, em Salvador, com serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados pela central do estado e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.

A unidade conta com 212 leitos, tem 13 salas cirúrgicas, ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social.

21:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro