Hospital de Santos precisa de sangue

O Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, na Baixada Santista, está com estoque de sangue em nível crítico, de emergência, suficiente apenas para uma semana. A instituição necessita, especialmente, dos tipos sanguíneos O-, A- e O+, mas ressalta que todos os tipos são bem-vindos.

A coordenadora técnica do hemonúcleo do HGA, Silvana Biagini, destaca que a única fonte de sangue para pacientes são os doadores. "A doação é essencial, sobretudo em casos de acidentes com hemorragias, cirurgias e quimioterapias, que podem ser canceladas se não houver estoque".

"Alguns pacientes, durante o tratamento oncológico, têm um bloqueio do crescimento de células sanguíneas", explica Silvana. Ela conta que nesta época do ano os casos de viroses respiratórias crescem, aumentando o número de pacientes e diminuindo o número de doadores, o que torna a situação crítica.

“Lembre-se, se você precisa de sangue no hospital e recebe é porque alguém teve esse gesto de solidariedade. O sangue só é obtido por doação voluntária e altruísta, portanto, um produto finito, até o momento, não tem substitutos”, ressalta a coordenadora.

O banco de sangue do Hospital Guilherme Álvaro fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, e funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h30. Para doar, é preciso estar em boas condições de Saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (sem gordura nas 4 horas antes da doação).

Os principais impedimentos temporários para a coleta de sangue são resfriado, gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, doenças sexualmente transmissíveis, exames endoscópicos, extração dentária e cirurgias com anestesia geral e vacinas recentes.

Como principais impedimentos definitivos o HGA lista evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV e Doença de Chagas; e o uso de drogas ilícitas injetáveis.

18:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro