Ibope destaca forte impacto do rádio

Abrindo o painel “Rádio, Internet e Podcasts – Uma Ponte para o Futuro” do SET Expo 2024, Giovana Alcântara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, apresentou dados sobre o consumo de conteúdo de áudio no Brasil e cases de publicidade em áudio.

Dados da Kantar mostram que o rádio não só tem um alcance acima de 80% da população como é um meio de comunicação com características positivas únicas. A credibilidade é o ponto forte do rádio.

Mais da metade (58%) dos ouvintes de rádio confiam no meio para se manterem informados e 50% acreditam que a informação ouvida na rádio não é fakenews. Além disso, a publicidade é bem recebida pelos ouvintes. Mais da metade (57%) gostam do formato das propagandas nas emissoras.

Dentre os ouvintes que ouviram alguma publicidade, 38% compraram ou pesquisaram o produto ou serviço em função do anúncio. Tem mais. O rádio combinado com outros meios potencializa o alcance do plano de mídia. Com a TV, a penetração cresce 9%; com redes sociais 9%; e com áudio on-demand, 46%.

Além disto, as pesquisas com os ouvintes mostraram como eles estão incorporando o consumo digital em seus hábitos. 38% dos ouvintes de rádio consideram que ter a possibilidade de escutar online mudou a forma que consomem o meio, confirmando estudos do CEO da Morena FM, Marcel Leal.

Na média das Top 10 emissoras, a audiência no digital agrega 54% de alcance ao consumo pelo dial. Além do dial em aparelhos normais e de carro, o conteúdo do rádio é ouvido pelas plataformas digitais YouTube (16%), por streaming (12%) e usando o app da emissora (9%).

O rádio também ajuda os podcasts. Cerca de 39% das pessoas ouviu um podcast recentemente. Dentre os ouvintes de rádio, essa proporção é ligeiramente maior, chegando a 43%. Os gêneros de podcasts mais ouvidos são Comédia (31%), Música (31%) e Esportes (24%).

A apresentação da Kantar discutiu ainda o potencial criativo e de engajamento da publicidade no rádio. O case da campanha “The universal language of Coca-Cola”, da agência GUT de Buenos Aires, foi premiado no Cannes Lions International Festival of Creativity 2024, na subcategoria “Market Disruption”.

Os spots da campanha são mensagens dirigidas a regiões em que há a presença de grupos de pessoas que falam idiomas diferentes da população em geral. Os spots são falados nestes idiomas, porém, se aproveitam do fato de que “Coca-Cola” é um termo conhecido por 94% da população mundial.

Assim, o spot é inclusivo para as pessoas que falam aquele idioma específico ao mesmo tempo em que, mencionando “Coca-Cola”, é reconhecido pelo restante da população. Outra ação que aproveita as características únicas do rádio é feita pela Morena FM, de Itabuna/BA, todos os anos, desde 2000.

A emissora comemora o Reveillon a cada fuso horário, começando com a Nova Zelândia, às 12h do dia 31, e encerrando com o Havai, ao meio-dia do dia 1. Em cada fuso horário, a mensagem é veiculada na língua dos países daquela parte do mundo. Em Russo no horário em que é 00h do dia 1, por exemplo. Com Zy Digital.

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sao pedro