Itabuna entrega Centro para a mulher

A Prefeitura de Itabuna entrega, nesta terça-feira, às 10 horas, dois novos equipamentos de saúde, o Centro de Atenção à Mulher (CAM) e a USF José Maria de Magalhães Neto, que foi totalmente reformada. Os dois funcionam no prédio do antigo SESP, que foi ampliado e melhorado.

A solenidade será presidida pela secretária de Saúde Lívia Mendes e a subsecretária Lânia Peixoto, já que o prefeito Augusto Castro está impedido de participar de eventos oficiais por ser candidato à reeleição. As duas estruturas foram feitas em convênio com a Faculdade de Ciências Médicas - AFYA Itabuna.

No sábado passado, a equipe que atuará no CAM passou por capacitação e treinamento de informatização, para usar o Sistema GIGA. "O Centro de Atenção à Mulher é um marco para a história do município, primeira deste porte para a Média Complexidade em Saúde da Mulher", diz Rosivaldo Pinheiro.

O secretário de Governo conta que o CAM vai assistir mulheres de Itabuna e do sul da Bahia de forma integral, em um único espaço físico. As consultas com especialistas, exames e procedimentos serão oferecidos de acordo com a demanda de cada comunidade assistida pelas Unidades de Saúde da Família.

Elas serão encaminhadas pela Central de Regulação ou por outras unidades de saúde. O CAM terá Ginecologia, Dermatologia e Mastologia, Ultrassom das mamas, transvaginal, pélvica e ultrassom obstétrica, Colonoscopia, pequenas cirurgias, como retirada de pólipos e verrugas, e fisioterapia.

"Além disso, também serão ofertados serviços como acompanhamento do Pré-Natal de Alto Risco, acompanhamento de lesões no colo uterino, atenção especializada à puberdade precoce, à amamentação e nutrição materno-infantil", explica a secretária Lívia Mendes.

O CAM não se restringe à área médica do corpo. Ele também vai oferecer às mulheres, num único lugar, serviços como a Sala Violeta, com atendimentos voltados às vitimas de violência, com orientação psicológica, jurídica, e acolhimento para aborto legal.

A USF José Maria de Magalhães Neto é a 22ª reformada pela Prefeitura de Itabuna, 17 delas em convênio com a AFYA Itabuna. A unidade tem estrutura à parte, com entrada independente. Também contará com a implantação do sistema de informatização para atendimento aos pacientes.

15:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro