Regulação transferiu 640 pacientes

Mais de 640 pacientes foram transferidos no sábado para unidades de saúde da capital e interior pela Central Estadual de Regulação. Desde o início do ano, a CER já avaliou 200 mil pacientes. Este número é resultado de solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios baianos.

A Central Estadual de Regulação funciona 24 horas, sete dias por semana, e conta com 220 médicos de diversas especialidades e 190 auxiliares. Os médicos reguladores são responsáveis por avaliar e autorizar a transferência de pacientes entre unidades de saúde, garantindo eficiência no uso dos recursos.

Eles dão prioridade aos casos com base na gravidade, coordenam a logística de transporte e comunicação entre os hospitais, e asseguram que os pacientes sejam encaminhados para o local adequado para receber o tratamento. No momento 50% das solicitações são reguladas em até 24 horas e 80% em até 72 horas.

Existem, porém, situações específicas, como a neurocirurgia, cujo número de especialistas é reduzido tanto na rede pública quanto na privada, em que o tempo de permanência pode superar as 72 horas. Da mesma forma, os atendimentos envolvendo idosos com múltiplos problemas de saúde.

16:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro