SP pesa os caminhões em movimento

Prevista no contrato regido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM) faz a pesagem de caminhões e carretas em movimento nas rodovias. Nos trechos sob concessão, são seis pórticos instalados já em funcionamento.

O sistema permite que seja feita a triagem dos veículos pesados na própria faixa de rolamento e em velocidade, sem necessidade de entrar no Posto Geral de Fiscalização para a triagem pela balança seletiva. Caso o veículo não esteja com sobrepeso, o motorista é avisado por Painel de Mensagem Variável (PMV) e segue viagem.

Se for detectada alguma anomalia, como excesso de peso ou problemas de dimensões, aparecerá no PMV a mensagem “Pesagem Obrigatória”, para que o motorista vá até o PGF para fazer a pesagem habitual. No local, o agente de fiscalização irá emitir o auto de infração.

A multa pode variar de R$ 130,16 a R$ 293,47, proporcional ao peso excedente, com a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo José Tavares, supervisor de equipes da Artesp, veículos de carga sobrecarregados são um agravante para a segurança e conservação das rodovias.

“O excesso de peso potencializa o risco de acidentes por conta da alteração nas condições de dirigibilidade dos veículos, como elevação do eixo do centro de gravidade, aumento da relação peso/potência e sobrecarga no sistema de frenagem. Além disso, provoca desgaste do pavimento e reduz sua vida útil.”

O sistema de pesagem em movimento (HS-WIM) garante efetividade na fiscalização com operação 24 horas ininterruptas, sem necessidade de presença humana; maior durabilidade do pavimento devido à diminuição do excesso de peso; segurança viária e conforto aos motoristas.

Os pórticos são equipados com câmeras, leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. Os sensores de peso são instalados no pavimento e, com a integração, é possível detectar e classificar o veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa do veículo e suas dimensões.

O sistema está, na Entrevias, na SP-330, km 373 Norte, km 373 Sul e km 448 Sul, e na SP-322, no km 358 Leste. Na Eixo SP, funciona na SP-310, no km 197 Sul, e na SP-294, no km 644 Leste. Estão em fase final de implantação mais dois na Entrevias, dois na Eixo SP, três na EcoNoroeste e dois no Rodoanel Norte.

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sao pedro