Trânsito para a ponte será pela praça

Fazemos uma correção na matéria de ontem sobre o projeto da Alameda Paulino Vieira. Apesar de ainda não ter batido o martelo, a Prefeitura não deve adotar um sistema de semáforos para compensar o fechamento da rua. O fluxo de veículos vai contornar a Praça Camacan para acessar a ponte.

Segundo a equipe do Executivo, o fluxo através da rua "é menor do que se supõe. Além disso, como há sinalização semafórica, não haverá retenções". A Paulino Vieira, um das masi importantes ruas do comércio central, terá calçadão, piso intertravado, bancos, floreiras e arandelas de LED.

Na noite de quarta-feira, os secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes; Governo, Rosivaldo Pinheiro; e Indústria e Comércio, Mauro Ribeiro; representaram o município na assinatura da ordem de serviço que vai transformar a Rua Paulino Vieira em um shopping a céu aberto, com horário estendido.

Sônia Fontes disse que não será uma simples transformação da via em calçadão. “É necessária essa revitalização da área comercial, principalmente com o Projeto Itabuna 2030, com novas avenidas e ponte, viaduto ligando a Aziz Maron à Princesa Isabel e a duplicação do acesso à rodovia BA-649".

Ela lembrou que a Prefeitura está executando o Projeto Orla da Beira-Rio e por isso, a nova Paulino Vieira estará integrada arquitetonicamente às praças Otávio Mangabeira (Camacan), cujas obras de requalificação estão sendo finalizadas, e a Olynto Leone, que também passará por uma ampla reforma.

Para que não haja prejuízos aos lojistas, o projeto será executado em três etapas, gradativamente, com a primeira no trecho que vai da Praça Camacan até a Travessa Etelvina Miranda. Um novo quarteirão só entrará em obras quando o anterior estiver concluído.

O projeto vai preservar o trânsito nas transversais, para facilitar carga e descarga nas lojas, o acesso de ambulâncias e outros veículos de emergência. É mudança prometida por ex-prefeitos, sucessivamente, há mais de 30 anos, mas com projetos que jamais saíram do papel.

“Finalmente, vamos poder ter vitrines à noite, como antigamente,” comentou o presidente da Associação dos Lojistas da Paulino Vieira, Paulo Costa. Já Carlos Leahy, presidente da CDL, diz que “há grande esperança do empresariado com essa transformação”.

A esperança dos lojistas é de que a Alameda Paulino Vieira esteja pronta antes do Natal porém, caso as obras ainda estejam em andamento no início de dezembro, elas serão suspensas para não atrapalhar o movimento dos consumidores e as vendas das lojas neste período.

21:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro