Valderico quer transporte ampliado

O candidato à prefeito de Ilhéus Valderico Jr, do UB, tem abordado a necessidade de mudar o transporte na cidade. em entrevista no programa O Tabuleiro, ele disse que, caso eleito, vai integrar todos os meios de transporte. "Existe a realidade dos aplicativos, transportes alternativos".

"Tem o motoboy, as empresas de ônibus, as alternativas que estamos trazendo agora da mobilidade via rios. É fazer toda essa integração. A gente precisa dar equipamentos suficientes para que a população possa ser assistida. A gente precisa de um novo plano de mobilidade urbana".

"O transporte de Ilhéus precisa ser remodelado e a mobilidade urbana passa pelos passeios, ciclovias, integração do transporte público, subida e descida dos morros. A gente precisa pensar no projeto todo. Eu tenho o compromisso de buscar as melhores soluções e melhores projetos para a cidade".

Valderico Jr contou que o modal fluvial será inserido nesse conjunto. "O meu entendimento é que a gente consegue melhorar a fluidez no trânsito, aumentando a demanda via rio, que vai diminuir o trânsito na cidade, e dar maior qualidade ao funcionamento".

"Se você sair da Avenida Dois de Julho e passar por debaixo da ponte, você está na Princesa Isabel e no Teotônio Vilela em 4 ou 5 minutos", explicou. Valderico defende um estudo de demanda, que precisa ser feito pela Prefeitura, porque é caro, custa entre R$ 300 mil e 400 mil.

"O que eu tenho é a experiência de já ter visto em localidades funcionais". Para ele, existem lugares em que o transporte pode ser feito com lancha e outros com escuna. "Existem engenheiros e empresas especializadas para fazer esse estudo de mercado. A gente vai buscar a viabilidade para isso", declarou.

O apresentador Vila Nova lembrou que existem locais em que os bancos de areia impedem a passagem de lanchas e que manter essa passagem livre com dragagem pode custar caro. "Da mesma forma que a gente tem que ter as estradas em perfeito estado, a gente tem que ter os canais de navegação igual", rebateu Jr.

Valderico abordou também o turismo em Ilhéus, que sempre foi mal planejado e nunca explorado em toda a sua capacidade. "O veraneio em Ilhéus já foi três meses e hoje são 20 dias. Falta planejamento. Primeiro eu tenho um calendário, já efetivado. Existe a lei municipal do calendário, mas não é colocada em prática".

"Existe um dado que o turista escolhe com 5 a 6 meses o seu destino. Não dá para você fazer p investimento de uma festa milionária se você solta 3, 4, 5 dias antes. Você não consegue trazer de fato o turista para nossa cidade", lembrou, acrescentando a necessidade de parcerias.

"Se você olhar Porto Seguro e Itacaré, é a parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada que constrói um plano para poder acolher o turista e ele ter de fato o que fazer no município. O meu compromisso com o turismo vai ser sentar na mesa com o trade, discutir as melhores ações".

"Eu tenho vários amigos empresários que discutem o turismo por entender que dá para ser investido mais, porém precisa ter uma prefeitura parceira. Precisamos voltar com os carnavais, fazer festejos religiosos. Temos o turismo ecológico para criar e dar ferramentas para que o empresário possa investir".

21:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro