ACM Neto sai como o grande vencedor

O grande vencedor das eleições deste ano é ACM Neto. Seu partido União Brasil não foi o que elegeu mais prefeitos, mas tem os eleitos das maiores cidades da Bahia, que somam mais de 4,2 milhões de pessoas, ou 30% do total do estado. Fez história em Salvador, com Bruno Reis releeito com 78,87% dos votos.

O UB de Neto ficou com as prefeituras de Lauro de Freitas e Feira de Santana, tomadas do PT; com a de Ilhéus, que teve até pesquisa da AtlasIntel dando vitória a Adélia Pinheiro antes da realidade bater forte com Valderico Jr eleito. Em Vitória da Conquista humilhou o candidato do PT, Waldenor. Levou ainda Barreiras, Simoes Filho e Teixeira, todas acima de 100 mil habitantes.

O maior perdedor foi o PT, que elegeu 49 mas todas em cidades pequenas e sem expressão. Perdeu feio em Salvador com Geraldo Cabeção, que acabou em terceiro mesmo "com a força do time de Lula, Wagner, Rui e Jeronimo". Perdeu para Kleber Rosa e terminou com votação de vereador. Uma surra humilhante.

O PSD se manteve o partido com mais prefeituras, 115, das quais quatro acima de 100 mil habitantes: Itabuna, Alagoinhas, Paulo Afonso e Eunapolis. O Avante fez 60, num ótimo desempenho, mas todas cidades pequenas, como as 49 do PT, que não inclui nenhuma de maior relevância. O PP fez 41, entre elas Jequié.

O MDB conseguiu 32 prefeituras, mas somente Juazeiro de maior importância. O PSB fez 24 e PCdoB 15, todas pequenas. O PSDB fez 9, mas entre elas tem uma importante, Santo Antonio de Jesus. O PDT fez 8, o Podemos 6, o Republicanos 5, o PV 4, o Solidariedade 4, o PRD 3, o PMB uma e o PL, só Porto Seguro.

O PT divulgava, no sábado, "pesquisa" que dava uma "vitória expressiva" para o petista Tito em Barreiras "com 36,54%". Ele terminou em terceiro, atrás do eleito Otoniel (UB) e Danilo Henrique (PP), com 24%. Outra pesquisa dando vitória a Adélia Pinheiro em Ilhéus, mas perdeu para Valderico Jr por 2.639 votos.

O levantamento e a análise foram das equipes do Jornal A Região e da rádio Morena FM.

12:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro