Ceplac testa mudas imunes no exterior

A Ceplac enviou clones de cacau para testes no Equador e na Costa Rica. A ação é promovida em parceria com o Instituto Nacional de Investigações Agropecuárias do Equador (Iniap)e o Centro Agronômico de Investigação Tropical e Ensino da Costa Rica (Catie) e faz parte de um programa para impedir a monilíase no Brasil.

Considerada uma das mais sérias doenças do cacaueiro, a monilíase ocorre em todos os países produtores da América Latina, mas ainda está ausente das principais regiões produtoras de cacau no país, nos estados da Bahia, Pará, Rondônia e Espírito Santo. A ideia é bloquear a doença antes da fronteira.

Desenvolvidos ao longo dos últimos 15 anos pela Ceplac, envolvendo exemplares de resistência à monillíase introduzidos no Equador, Costa Rica, Peru e Trinidad e Tobago, os 128 clones foram enviados para testes em áreas de alta severidade da doença. A segurança agropecuária foi garantida na origem.

As amostras foram quarentenadas por cerca de cinco anos pelo Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargem) da Embrapa. Para manter a sanidade da cadeia cacaueira, desde 2005 a Ceplac vem executando pesquisas em parceria com países vizinhos, com estudos sobre p genoma do fungo.

Ele também estuda sua capacidade de se adaptar às medidas de controle; o desenvolvimento de kits genômicos para a detecção rápida e acurada da doença, caso haja suspeita de chegada a novas áreas de cacau; testes de agentes de controle biológico; obtenção de informações de medidas de controle testadas.

Por fim, a Ceplac pesquisa o desenvolvimento de variedades resistentes à monilíase. O envio dos clones faz parte desta etapa, que visa a criação de plantas imunes, e o teste serve para subsidiar as decisões da recomendação de novas variedades aos cacauicultores brasileiros.

19:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro