Conheça as regras das eleições 2024

O Brasil vai às urnas no domingo para eleger mais de 5.500 prefeitos, além de vereadores. No caso de Itabuna e Ilhéus não existe segundo turno. Quem não for votar precisa ir ao cartório eleitoral justificar a ausência. O prazo é até 60 dias depois do pleito.

Para votar, basta uma identidade original com foto, o título de eleitor (em papel ou digital). Quem já fez a biometria vai gastar menos tempo no processo. Lembrando que você não pode entrar na cabine de votação com o celular, que deve ser deixado com os mesários.

O prazo de votação é igual para todo o país, não importando o fuso horário. Ela começa às 8h e termina às 17h. Caso você esteja ainda esteja na fila, não se preocupe, porque poderá votar. Se você não sabe qual é a seção, confira no verso do título de eleitor, no site tre-ba.jus.br ou nesta lista anexa com as de Itabuna e Ilhéus.

Já o número do título de eleitor pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É preciso informar o nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Além do título impresso, você pode usar o e-Título mas, se ainda não baixou o aplicativo, só pode fazer isso até sábado.

O aplicativo pode ser usado por quem já está registrado na Justiça Eleitoral. Ele não serve para emitir o primeiro título. Outra observação é que, se o e-Título não tiver foto, você vai ter que apresentar também sua identidade com foto, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.

Se estiver fora da sua cidade no dia da eleição, saiba que nas eleições municipais deste ano não haverá voto em trânsito. Voce não poderá votar e, se não justificar, terá suspensos vários direitos civis, como tirar passaporte, por exemplo. O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos.

No domingo, voce pode manifestar sua preferência de candidatos se for de forma silenciosa. Ou seja, não pode falar disso com quem estiver na fila, mas é liberado usar bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Pode ainda levar seu pet até a sala de votação.

Porém, as manifestações coletivas, com roupas padronizadas, bandeiras, broches e adesivos, em apoio a um candidato ou partido político são proibidas. Voce pode votar usando bermuda e chinelos. O que não é aceito, de forma alguma, é aparecer na seção sem camisa, de biquíni, maiô ou sunga.

Voce deve prestar atenção às proibições no dia da votação. Como estar com uma arma, mesmo quem tem porte autorizado, a menos de 100 metros da seção eleitoral. Só as forças policiais poderão portar armas dentro deste espaço.

Não pode levar para a urna celular, máquina fotográfica, filmadora, walkie-talkie ou qualquer outro dispositivo que possa comprometer o sigilo do voto. É proibido postar novos conteúdos ou impulsionar propaganda na internet, alto-falantes, comícios, carreatas e boca de urna.

Os servidores da Justiça Eleitoral e os mesários, voluntários ou não, também têm restrições. Mesários e fiscais partidários não podem usar roupas ou objetos com propaganda de partido político, coligação ou candidato. Nada de praguinha, adesivo ou camiseta de campanha.

Na urna, a ordem de votação começa com ovoto no vereador, depois o de prefeito. Voce pode levar um papel com o nome e número de seus candidatos na hora de votar. Mas deixar o papel na urna ou escrever nome ou número de candidato na cabine é crime e tem punição severa.

O importante no dia da votação é manter a calma, evitar brigas políticas, cumprir as regras e votar no candidato que você considera melhor. Não aceite pressões ou ameaças para votar em certo candidato. Não venda seu voto. E fique tranquilo porque é impossível saber em quem você votou.

Se ainda não decidiu em quem vai votar para vereador em Itabuna, confira a lista completa aqui.

As seções de Itabuna, Ilhéus, Itapé e Jussari estão neste link

19:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro