Curta sulbaiano ganha prêmio na Índia

O filme curta-metragem Money (Dinheiro, no original), dirigido pelo professor Dirceu Martins Alves, docente do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Uesc, já ganhou duas premiações no circuito mundial. A primeira, no Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, em Aranthanki, Tamil Nadu.

A segunda no Festival Internacional de Cinema Majestic King, de Kurunthampattu, Sivaganga DT, Tamilnadu, ambos na Índia. Em agosto ele já tinha sido selecionado pelo Rome Prisma Independent Film Awards para disputar a categoria de melhor filme de curta-metragem internacional em Roma.

No Festival Internacional de Cinema de Athvikvraruni, ganhou o Prêmio Honorable Mention Award Best International Short Film.Já no Festival Internacional de Cinema Majestic King, venceu na categoria de Melhor Script Screenplay (Roteiro de Filme de Curta-metragem Internacional).

O curta-metragem de ficção, com aproximadamente 10 minutos de duração, foi totalmente gravado no bairro Salobrinho, em Ilhéus/BA, com a participação de docentes, alunos, egressos e técnicos do curso de Comunicação Social da Uesc, além da ex-aluna do curso de Geografia Meire Lúcia.

No mesmo dia da premiação na Índia, Money foi selecionado para o Festival Fescilmar, certame de cinema espanhol que fará sua primeira sessão na Venezuela. A obra concorrerá na categoria de melhor curta-metragem internacional no dia 25, no Teatro Cajigal, em Barcelona, Venezuela.

O diretor e professor Dirceu Martins Alves tem Licenciatura Plena em Letras pela UNESP, Pós-graduação em Teoria Literária, também pela UNESP, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Ele já possui uma produção cinematográfica substantiva com a participação de estudantes da Uesc.

A direção de Fotografia é de Ronald de Jesus, egresso de Comunicação Social da Uesc. Ele cursou mestrado e doutorado em comunicação pela Universidade de Brasília, com ênfase em Direção de fotografia. Desde 2015, atua como professor em cursos de cinema e audiovisual em diferentes instituições de ensino superior.

O elenco tem Malena Dórea, graduada em Letras (Uesc), com especialização em Pedagogia das Artes (UEFSB) e vários cursos de extensão em teatro na UESC. Trabalha com teatro há mais de 30 anos. O outro protagonista, o assessor-técnico da Uesc Emiron Gouveia, é ator e profissional de audiovisual há mais de 30 anos.

Emiron já atuou em três Filmes de longa-metragem: A Coleção Invisível de Bernard Attal (2012), A Finada Mãe da Madame de Bernard Attal (2016) e As Margens de Canavieiras de José Frazão (2021), além de curtas, a exemplo de Dente de Ouro de Dirceu Martins (2015).

18:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro