Economia 'circular' recebe incentivos

A InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo, participou do evento “Economia Circular: Indústria, Estratégia e Políticas”, organizado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a Federação das Indústrias do Rio De Janeiro (Firjan) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Representada pela coordenadora de Economia Circular, Natália Biesiada, a InvestSP reforçou ações em andamento no Estado de São Paulo para apoiar e incentivar projetos ligados à área. O evento discutiu os novos direcionamentos técnicos trazidos pelas normas ABNT NBR ISO 59000 e casos de sucesso.

Além do mapeamento de oportunidades e desafios no setor e do apoio técnico oferecido às empresas em temas regulatórios e ambientais, a equipe faz a articulação com outros órgãos do governo, contribuindo com o desenho de políticas públicas que incentivem projetos de economia circular.

“Para atingir a meta do Estado de neutralizar as emissões de carbono até 2050, é necessário acelerar a transição para uma economia mais sustentável, com melhor gestão e aproveitamento dos resíduos, aumento da reciclagem e uma menor dependência de matéria-prima virgem no processo produtivo".

"A economia circular na indústria traz um enorme potencial para novos investimentos, inovação, geração de emprego e renda, prioridades para a InvestSP e para o Estado.”, afirmou Natália Biesiada.

Desde 2023, a InvestSP está trabalhando as trilhas de desenvolvimento estratégicas para transição energética, economia circular e adensamento de cadeias produtivas. A Agência também tem desenvolvido projetos da cadeia do hidrogênio e do biometano, dois combustíveis que podem ser obtidos a partir da cana de açúcar.

Recentemente, a InvestSP lançou, em parceria com outras entidades, a plataforma digital Conecta Biometano SP para integrar a cadeia do biometano e facilitar o acesso de empresas e órgãos públicos interessados em projetos de transição energética a possíveis fornecedores e parceiros.

17:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro