Estudo mostra curiosidades da eleição

Um levantamento feito por José Nazal mostra detalhes da eleição em Itabuna e uma curiosidade. Um dos melhores desempenhos do derrotado Pancadinha aconteceu num bairro de ricos, o Goes Calmon, onde ele conseguiu 33% dos votos contra 48% de Augusto Castro, uma diferença de 15 pontos.

Os outros bairros onde ele teve uma votação menos distante de Augusto foram Itamaracá (8 pontos de diferença), Conceição (10 pontos) e São Pedro (14 pontos). Mas ficou incríveis 70 pontos atrás de Castro no Maria Pinheiro, 46 no Jardim Primavera, 43 no São Caetano, 42 na Urbis IV e no Sarinha Alcântara.

Outra curiosidade foi que Chico França, o quarto no resultado geral, passou o terceiro Isaac Nery no São Pedro, Itamaracá, Mutuns, Nova Esperança e Pedro Jerônimo. O estudo indica ainda que Isaac teve seu melhor desempenho no Centro, onde levou 11% dos votos. Mas seu partido fracassou.

O PDT de Isaac, assim como o MDB que apostou em Pancadinha, não elegeram um só vereador. O PSD de Augusto, a Federação Brasil e o Avante fizeram três vereadores cada. O Republicanos, o PSB, o PP e a frente PSDB/Cidadania fizeram dois. O União Brasil de Neto e o Solidariedade de Pancadinha, só um vereador.

Foi a mesma quantidade do PL de Chico França. Ou seja, além de perder a eleição para prefeito, o PDT não zerou na Câmara e os partidos que apoiaram Pancadinha só conseguiram a mesma quantidade de vereadores que a sigla do quarto colocado, o PL: uma cadeira.

O estudo de José Nazal também mostra que, apesar de recordista de votos na história de Itabuna, o vereador Manoel Porfírio só liderou em votos no Sarinha e na Vila Anália. Nos outros bairros foi bem votado, mas não ficava em primeiro.

19:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro