EUA podem retaliar censura contra o X
Segundo o jornal americano Fox News, os deputados republicanos Jim Jordan, de Ohio, Chris Smith, de Nova Jersey, e Maria Elvira Salazar, da Flórida, apoiaram a legislação que visa impedir que dólares dos contribuintes norte-americanos sejam direcionados a “organizações não governamentais (ONGs) progressistas que estão promovendo a repressão crescente contra a liberdade de expressão no Brasil”.
A matéria é da Revista Timeline, que reúne grandes jornalistas independentes, incluindo o autor, Luis Lacombe. Ele conta que o projeto de lei foi proposto em resposta à decisão de Alexandre de Moraes de suspender a rede social X no país em agosto, em meio a batalhas jurídicas que a empresa de Elon Musk denuncia como censura.
Ele impôs a proibição depois que, segundo Moraes, Musk não nomeou um representante legal no prazo determinado, em um caso no qual a corte exigia que certas contas fossem suspensas. Essas contas estariam implicadas em investigações de supostas “milícias digitais” acusadas de “disseminar desinformação e ódio”.
O projeto HR 9850, chamado de “No Funding or Enforcement of Censorship Abroad Act” (“Lei de Não Financiamento ou Execução de Censura no Exterior”) cortaria a assistência externa dos EUA a quaisquer entidades que promovam a censura, como explica Lacombe.
Além disso, "ela proibiria as agências de aplicação da lei dos EUA de cooperar com países estrangeiros para promover a censura contra discursos que seriam protegidos se o locutor estivesse localizado nos Estados Unidos”, afirmou o gabinete de Smith, o mais antigo congressista americano.
O projeto inclui a proibição de assistência externa a entidades “que promovam a censura de discursos que seriam protegidos nos Estados Unidos”; assistência externa a entidades que apoiem as “diretrizes de censura” do Estado brasileiro contra empresas de internet dos EUA.
Mais a cooperação das agências de aplicação da lei dos EUA com países estrangeiros para “causar, facilitar ou promover a censura online” de discursos políticos; e cooperação das agências de aplicação da lei dos EUA “com as diretrizes de censura do governo brasileiro contra empresas de internet sediadas nos EUA”. Com Revista Timeline.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.