Ex-aluno volta à escola para lecionar

No Dia dos Professores, a gente traz um exemplo bacana da rede estadual de São Paulo. Daniel Souza, 46 anos, decidiu lecionar na mesma escola em que estudou em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. A paixão pela educação surgiu com o exemplo de professores dedicados que o apoiaram em sua trajetória escolar.

Daniel se formou em História e hoje atua como professor na rede estadual de São Paulo há quase 15 anos e trabalha como coordenador pedagógico na Escola Estadual Professor Josué Benedicto Mendes, em Osasco, a mesma unidade em que se formou.

Utilizando uma abordagem inovadora e carinhosa, o educador conquistou a confiança e o respeito de seus alunos com a tutoria de história, uma atividade que acompanha e auxilia os estudantes do Programa Ensino Integral (PEI) em três pontos: pessoal, acadêmico e profissional.

Quem escolhe os tutores são os próprios alunos. A tutoria incentiva o aprendizado e os estudantes para futuras oportunidades de ensino, como o Provão Paulista, uma iniciativa do Governo de São Paulo que permite o acesso direto de estudantes de Ensino Médio às melhores universidades e faculdades do estado.

“Tenho alunos que vão fazer o Provão Paulista Seriado agora e que já escolheram cursar história e letras. Isso me emociona bastante porque lecionar é um caminho muito bonito, muito difícil, como todas as outras profissões, mas muito prazeroso quando a gente escuta coisas assim”, diz o professor.

Júlia Barros, 19 anos, é uma das estudantes que passaram pela tutoria de Daniel. Ela conquistou uma vaga no curso de psicologia na Universidade de São Paulo (USP), com o auxílio do Provão Paulista, e retornou à antiga escola para agradecer aos professores e incentivar os colegas.

“Voltar à escola e incentivar os alunos a terem a mesma força que tive com ajuda do professor Daniel e dos outros professores, é como uma chance de agradecer e honrar a profissão que cumpre com muito mais do que a nomenclatura ‘professor’ faz parecer”, declara Júlia.

O Jornal A Região aplaude todos os professores do Brasil. Sem eles, não estaríamos aqui.

16:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro