Flicaré homenageou Cyro de Mattos
A Festa Literária de Itacaré, que recebeu quase 20 mil pessoas de 24 a 26 de outubro, fez uma homenagem especial ao escritor Cyro de Mattos, de 85 anos, que também é colunista aqui em A Região. “Aos mais de 50 prêmios, distinções, diplomas, troféus, medalhas, no Brasil e exterior, vem se juntar agora ao meu legado o Diploma de Mérito que me outorgou a coordenação do evento”, disse.
“Um acontecimento de conteúdo rico, sob vários aspectos, bonito de ver e viver. Comoveu-me por ter sido distinguido em vida o meu legado, a essa altura enredado numa estrada comprida. Viver é reconhecer para ser referência positiva no existir”, concluiu.
A Flicaré 2024 foi realizada na praça da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, construída há 300 anos, na orla, com o tema "Do Cacau e Chocolate, Histórias, Leituras e Oralituras". Ela promoveu mesas redondas, lançamentos de livros, conversas com escritores, música, dança, artes plásticas, oficinas e shows.
Entre as novidades, a feira da agricultura familiar, exibição de documentários, contação de histórias, cozinha show e caminhão de leitura. Rafael Gama, curador da Flicaré, destaca que “envolvemos toda a comunidade e estabelecemos um elo entre vários tipos de arte".
Ele conta que foram quatro espaços para que o público pudesse desfrutar da literatura, música, dança, teatro, economia solidária. "E ainda tivemos a Flicarezinha, um local em que o público infantojuvenil pode mostrar seu talento e adquirir novos conhecimentos, com a Feira de Ciências”.
A secretária de Educação de Itacaré, Jamile Souza, levou estudantes para o evento e prometeu que ele será ampliadeo em 2025. "Foi uma grande oportunidade para mostrar às pessoas que, além das belezas naturais, o município tem uma cultura forte, diversa e rica".
O artista plástico Carlos Santal, que participou expondo suas obras na Flicaré 2024, foi um dos destaques. Morando em Portugal há muitos anos, ele aproveita as vindas ao Brasil para mostrar seu trabalho e elogiou o evento. "É um evento que valoriza todas as manifestações culturais".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
