Itabuna só conta com uma vereadora

Fazendo um balanço das eleições municipais, a Ministra do TSE, Cármen Lúcia, destacou que embora as mulheres sejam maioria na população brasileira este fato ainda não está refletido nas urnas. Em Itabuna, a única mulher eleita para a Câmara de vereadores foi a vereadora Wilma (foto), do PCdoB.

Ela obteve 2.770 votos, a terceira maior votação para o legislativo itabunense. Além disso, Wilma se tornou a primeira vereadora reeleita no município desde a redemocratização. A segunda candidata com maior número de votos, a Missionária Raimunda, do União Brasil, ficou na 32ª posição com 1.055 votos.

Apesar disso, a servidora pública municipal e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna em três mandatos gostaria que a realidade fosse outra. Para Wilma, o melhor mesmo é que houvesse mais mulheres ocupando cargos públicos para aumentar a força das pautas femininas.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o número de mulheres eleitas para as câmaras municipais cresceu 13% neste ano, comparado com 2020. É provável que esse número continue a crescer e, quem sabe, no próximo pleito Wilma não seja mais a única mulher na Câmara de Vereadores de Itabuna.

19:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro