Itabuna tem infestação abaixo de 1%

Centro de Operações de Emergências de Saúde Pública (COE Bahia) divulgou o panorama da dengue, zika e chikungunya deste ano, no contexto regional e ele mostra o sucesso de Itabuna no combate às arboviroses. Segundo o documento, até setembro foram registrados 340 casos de dengue.

Isso dá uma incidência de 182,1 por 100 mil habitantes. Houve ainda 82 casos prováveis de chikungunya (43,9 de incidência), e 9 casos prováveis de zika vírus (4,8 de incidência). O resultado animou a equipe da Prefeitura que vem fazendo um combate constante ao mosquito transmissor.

“Estamos firmes no controle da dengue e demais arboviroses e, como resultado, estamos numa situação tranqüila. Mas nem por isso podemos descansar”, diz a coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro. O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) foi feito em julho.

Ele apontou um índice de infestação de 0,68%, o mais baixo desde o aparecimento da doença no início do século. “Estamos trabalhando muito para que no próximo LIRAa, que será realizado em novembro, esse número baixe mais ainda”, ressalta Lucimar.

Hoje, os Agentes de Combate às Endemias executam a “Campanha Itabuna Contra à Dengue - 10 minutos Salvam Vidas”, com a distribuição de panfletos. Nesta ação, as pessoas também são orientadas a fazer a vistoria de reservatórios de água, quintais e terrenos baldios para evitar focos do Aedes aegypti.

Há recomendação de manter caixas d’água e tonéis bem fechadas e lavar semanalmente estes reservatórios com escova e sabão, manter calhas e bandejas de vasos de plantas limpas ou com areia até a borda e secar a água da chuva nas lajes, nem sempre uma providência fácil.

Outra orientação é quanto à remoção de garrafas PET e tampinhas de áreas descobertas, guardar garrafas de vidro com a boca para baixo, acomodar o lixo em sacolas bem fechadas, em vasilhames tampados, e não deixar acumular água parada em pneus usados, descartá-los em áreas livres ou terrenos baldios.

17:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro