Itacaré faz Feira Literária na quinta
Itacaré realiza, entre 24 e 26 de outubro, sua 2ª Festa Literária, que acontece na Praça São Miguel. Neste ano, a Flicaré tem como tema “Do cacau ao chocolate: histórias, leituras e oralituras de Itacaré”. O homenageado da edição é um morador da cidade, Roberto Setúbal, “um proeminente guardião da memória de Itacaré”.
A programação inclui mesas, contações de histórias, lançamentos coletivos e divulgação de autores e obras regionais, apresentações culturais, oficinas, exposição de obras de arte, apresentação musical de artistas locais e regionais, concurso literário entre outras atividades.
A Flicaré, promovida pela Prefeitura de Itacaré através da Secretaria Municipal de Educação, tem como curador Rafael Gama e terá um espaço para o público infanto-juvenil, a Flicarezinha 2024.
Cenário da novela ´Cacau`, exibida pela TVI Portugal e já comercializada para cerca de quinze países europeus, Itacaré é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo e agora entra no circuito das festas literárias, que além de incentivarem a leitura, movimentam toda a economia da cidade.
A abertura terá cortejo literário pelo centro, grupos e coletivos da cultura regional, mesa institucional, vídeo institucional e, às 20h, a mesa “Do cacau ao chocolate: histórias, leituras e oralituras de Itacaré”. Os debatedores serão Cyro de Mattos, Ieda Pessoa e Valdinéa Sacramento, com mediação de Rosivaldo Sá.
A notie termina com show de Cabeça Isidoro e os Panfletários. No dia seguinte, sexta, haverá apresentação do Balé Dançart. A mesa 1 terá o tema Literatura, Mídias Digitais e Identidades, na Praça São Miguel, com Renata de Melo Gomes, Adroaldo Almeida e Gabriele Freitas, e mediação de Rafael Gama.
Na mesa 2, o tema será "Egressos do Cativeiro do Cacau", no Palco do CEAL, com Ronaldo Lima, Flávio Gonçalves e Alex Pantera, mediação de Valdinéa Sacramento. A mesa 3 traz "Roda de Conversa com escritores de Itacaré", na Igreja de São Miguel, com Fernando Oliveira, Rosivaldo Sá, Marcos Luedy, Julião Caramuru.
No mesmo dia acontece a Cozinha Show, integração cultural com Escolas e Grupos Culturais Locais na Praça São Miguel, e a mesa 4. Ela debate "Cultura, memória e imaginário na obra de Jorge Amado" na Praça São Miguel, com Daniel Thame, Jane Voisin, Filipe Castro, mediação de Silmara Oliveira.
A mesa 5 é dedicada à poesia, na Praça São Miguel, com Dilú Machado, Gustavo Felicíssimo, Marcos Luedy e mediação de Tácio Dê. Em seguida, musical da Escola Maria Benjamina, o Cine Flicaré com o filme Fronteiras, e show com Reginaldo Natureza e Marcelo Ganem.
O sábado começa com Grupos Culturais Locais na Praça São Miguel e as mesas. "Literatura, saúde mental e escritas terapêuticas" terá como debatedores Carol Moura, Débora Catitu, Marina Cangussu e Leila Oliveira, mediação de Carmen Camuso. Depois haverá várias rodas de conversa semultâneas.
"O cacau e o imaginário regional através da literatura de cordel e do repente", no Restaurante Mandacaru, terá Franklin Costa, Janete Lainha, Ulisses Prudente e Luis Felipe, mediação de Ulisses Luedy. "Oralituras do cacau: contos, causos e lendas", na Praça São Miguel, trará Dona Bite, Dona Mãezinha, Miguel Bonfim, Dona Euzi, Mestre Tião.
"Partilha de memórias e vivências femininas indígenas, quilombolas e ribeirinhas" será no Auditório Aurelino Leal, com Drª Maria Alice, Lavínia Quilombola, Elenilza Brandão. "Quebrando cacaus e tabus: expressões e diversidade", no Clube Social, tem como debatedores Tallýz Mann, Rafael Batista e Aline Mimoso.
"Os Caminhos Encantados do Rio de Contas", na Praça São Miguel, traz Rita Jaqueline Chiapetti e Albione Souza. Haverá ainda um Lançamentos Coletivo de Livros às 16h, seguido do Sarau Das Culturas De Resistência, a peça "Vamos para a costa?" o documentário "O Caminho dos Orixás Direção e Produção", de Betsy de Paula.
Outro documentário, "SCJ – Um Lugar Para Vestir Branco", é de Stella Encarnação. "Mostra de Audiovisual Comunitária Documentário: Gastronomia Ancestral e Orixalidade" é de Lohanna Matos. Um show musical com As Madalenas encerra a Flicaré por volta das 21h.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
