Marão pode ficar inelegível por 8 anos

Nesta terça-feira, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendou a rejeição das contas de 2020 da Prefeitura de Ilhéus, sob responsabilidade do prefeito Mário Alexandre, do PSD. Segundo os conselheiros do TCM, Marão violou a Lei de Responsabilidade Fiscal.

No ano em que se concentrou em conseguir sua reeleição, ele deixar mais de R$ 63 milhões inscritos em resto a pagar sem o valor correspondente em caixa, o que é ilegal. Além de recomendar apuração de crime de responsabilidade, o TCM imputou multa de R$ 4 mil a Marão, que ainda pode recorrer.

Apesar da recomendação do TCM, a palavra final sobre as contas do prefeito será da Câmara de Vereadores, que não é obrigada a seguir a decisão do Tribunal. Por outro lado, o posicionamento da Corte pode ser usado como argumento para a reprovação das contas, caso a maioria do Legislativo siga por esse caminho.

Segundo apuração do Jornal das Sete, da Morena FM, o prefeito articula para que os vereadores da legislatura atual julguem as contas de 2020. Mário Alexandre avalia que a composição de hoje é "mais amigável" do que a próxima, eleita no último dia 6, que toma posse em janeiro.

Marão tem que correr contras o tempo porque, se a Câmara reprovar as contas, ele ficará inelegível por 8 anos, impedindo seu plano de tentar ser deputado federal em 2026, erm dobradinha com a esposa e deputada estadual Soane Galvão, que será candidata à reeleição.

18:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro