Número de prefeitas aumenta na Bahia

As eleições 2024 propiciaram que mais mulheres ocupassem a chefia do executivo municipal de várias cidades da Bahia. Agora são 59 mulheres eleitas prefeitas no Estado. O resultado representa um aumento de 5 prefeitas se comparado com a última eleição. Em termos percentuais, 9%.

Entre os municípios de médio e grande porte, Vitória da Conquista reelegeu Sheila Lemos com 58,83% e Débora Regis venceu em Lauro de Freitas com 59,61%, derrotando o candidato do PT mesmo contra toda a máquina do estado. Ambas são do União Brasil.

No Sul da Bahia, Monalisa Tavares (foto), do União Brasil, conseguiu a reeleição em Ibicaraí. Já Gracinha Viana, do Avante, é a nova prefeita de Ubaitaba, derrotando o ex-prefeito Bêda. A cidade de Uruçuca escolheu Magnólia Barreto, do União Brasil, como prefeita.

Teve ainda Larissa Dias em Ipiaú. No total, o número de prefeitas eleitas corresponde a aproximadamente 14% dos 417 municípios baianos. Os homens continuam sendo maioria, e representam 85%, o que equivale a 357 municípios da Bahia comandados por prefeitos.

17:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro