Perdem até prótese de perna no Metrô

O Metrô inaugurou nesta quinta-feira o novo posto de atendimento da Central de Achados e Perdidos (CAP), na estação Sé, centro de São Paulo. O local, que já recebeu mais de 3 milhões de objetos ao longo de 49 anos, agora terá uma vitrine com os objetos mais inusitados já esquecidos nas estações e trens.

Entre os itens estão livros antigos, instrumentos musicais, prótese de perna, dentadura, fogão, discos de vinil, medalhas, espada de samurai, cadeira de rodas, máquina de escrever, chapéu mexicano e algema, além de uma imagem sacra de São Longuinho, popularmente conhecido por ajudar... a achar objetos perdidos.

O local também ganhou mais espaço e tecnologia, permitindo mais conforto para os funcionários e rapidez para catalogar diariamente os mais de 400 objetos encaminhados diariamente para a Central. Ao longo de 2024, a CAP já recebeu 53.152 objetos e devolveu 15.206, que equivale a 29% de devolução.

Os itens mais esquecidos ao longo das linhas metroviárias são os cartões (de banco, transporte e vacinação), documentos (RG, CNH, passaporte) e chaves. O Achados e Perdidos do Metrô se tornou um serviço símbolo de confiabilidade na capital, recebendo mais de 3 milhões de objetos, sendo que 700 mil voltaram aos donos.

As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio da Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800-770 7722, todos os dias, das 5 h às 00h, ou ainda pelo site do Metrô https://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/achados-perdidos

Vale lembrar que o posto de atendimento da CAP funciona na estação Sé, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 20h, e pode ser acessado tanto pela área paga quanto pela livre. Todos os objetos recolhidos nas estações são encaminhados para a Sé e armazenados no local para devolução por 60 dias.

Após o período sob os cuidados da central, os objetos em bom estado e os valores não devolvidos são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são destinados aos respectivos órgãos emissores.

Para evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos passageiros que fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e observem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário.

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sao pedro