PF tem plantão para compra de votos

O Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal de Ilhéus divulgaram os canais para o cidadão enviar denúncias sobre compra de voto no sul da Bahia. Vídeos e áudios podem ser enviados por meio do aplicativo WhatsApp no +55 71 99258-0158. Denúncias podem ser feitas ainda pelos telefones (71) 33737015 ou (73) 3222-5306.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, mas a falsa comunicação de compra de votos é crime e a pessoa será investigada e responsabilizada. Em todo o estado são mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar no domingo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Polícia Federal destaca que o crime de compra de voto está previsto no Código Eleitoral e o criminoso pode ser punido com pena de de até 4 anos de prisão. Quando eleitores são cooptados por promessas materiais, suas escolhas se tornam motivadas por interesses imediatos e não suas convicções", diz a PF.

"Isso pode levar à eleição de representantes que não têm compromisso com o bem público, priorizando interesses pessoais ou de grupos específicos", completa a PF em nota. Ela lembra que a compra de votos perpetua um ciclo vicioso de corrupção e desconfiança nas instituições democráticas.

"Eleitores que vendem seus votos, muitas vezes, sentem-se desiludidos com o sistema político, acreditando que suas vozes não têm valor real. Isso pode resultar em baixa participação eleitoral e na marginalização das questões sociais mais importantes", explica.

19:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro