Ponte sobre o Rio Tietê é implodida

O Governo do Estado de São Paulo executou a implosão parcial da ponte Prefeito Alidino Valter Bonini, que cruza o Rio Tietê em Barbosa, na região de Araçatuba. A estrutura de concreto está na altura do km 262 da Rodovia Assis Chateaubriand e será substituída por uma ponte metálica, com vão ampliado de 39m para 110m.

Com investimento de R$ 21,8 milhões do Departamento de Estradas de Rodagem, o projeto inclui a construção, à margem da rodovia, de uma estrutura metálica que permitirá eliminar dois pilares hoje existentes sob a ponte. A medida vai facilitar o transporte de carga da Hidrovia Tietê-Paraná, que passa embaixo da pista.

“Com a obra de ampliação do vão da ponte da rodovia SP-425 sobre a Hidrovia Tietê-Paraná, o transporte aquaviário ganha em eficiência e segurança, ao eliminar restrições físicas na linha de navegação e reduzir o tempo de passagem”, diz o subsecretário de Logística e Transportes Denis Amorim.

A ampliação do vão trará maior segurança para as barcaças de cargas, que hoje tem como principais itens os produtos agrícolas. “Essa nova ponte metálica foi montada à margem do rio e será instalada em uma estrutura de concreto, ao lado da ponte. Posteriormente, será colocada sobre os pilares”, completa.

O trecho da rodovia foi interditado, no dia 7 de outubro, para execução das obras. O DER sinalizou os pontos estratégicos, indicando as opções de desvio para quem circula pela região. O bloqueio tem previsão de durar 60 dias. Mas o DER está trabalhando para antecipar a liberação da ponte.

A implosão envolveu procedimentos de segurança. Houve a verificação do circuito de detonação, além da instalação de sismógrafos (aparelhos que registram as vibrações e ruídos no solo). Foi realizada ainda varredura nas extremidades da ponte, com o acionamento de sirenes para alertar a população local.

A Semil iniciou no primeiro semestre de 2023 a ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná, com destaque para o aumento da profundidade do canal de Nova Avanhandava, que tem como objetivo estimular o transporte aquaviário, desenvolvendo a logística no Estado.

O investimento do Governo do Estado de São Paulo ultrapassa R$ 300 milhões e o projeto visa melhorar a navegabilidade durante os períodos de estiagem, reduzindo o risco de interrupção da navegação devido à diminuição do nível de água do reservatório. 

A obra consiste no aprofundamento do canal em até 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros, que permitirá a passagem de embarcações de grande porte nos períodos em que o nível da água menor reduz também o calado permitido. O método escolhido é o de derrocamento especial com explosivo encartuchado. 

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sao pedro