Rádio atinge 80% de toda população
Dados da pesquisadora Kantar revelam que 91% dos brasileiros, ou seja, cerca de 9 em cada 10 pessoas, consomem conteúdo de áudio, em seus diferentes formatos, no seu dia a dia. É o público do rádio, dos podcasts e das plataformas de streaming.
O rádio é o principal formato e alcança 79% da população, cerca de 8 em cada 10 pessoas, com um tempo médio diário de consumo de 3h55. Popular em todo o país, o rádio é ouvido também como fonte de notícias locais. 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao meio por trazer informações da sua cidade.
Os dados da Kantar reafirmam ainda que o rádio é percebido como um meio ágil e de credibilidade. 77% dos ouvintes o consideram ágil nas notícias e 58% confiam no meio para se manter informados. Apesar de a maioria da audiência ser do rádio AM/FM em aparelhos, ele se espalha online.
Dos ouvintes de rádio, 78% estão habituados a consumir o conteúdo através das transmissões AM/FM, 28% acessam pelo YouTube, seja apenas em áudio ou assistindo também ao vídeo ao vivo. E ainda 12% declaram seguir o conteúdo produzido pela rádio por meio dos serviços de streaming de áudio.
Como revelam os dados da Kantar, entre as Top 10 emissoras brasileiras, o consumo pela internet agrega 54% de alcance ao consumo no dial, um público extra que também extrapola as limitações geográficas, atraindo ouvintes do resto do país e de centenas de países.
Marcel Leal, CEO da Morena FM, de Itabuna/BA, pioneiro na transmissão online, diz que a internet "foi a melhor coisa para o rádio desde o transistor. A Morena FM era ouvida em cerca de 50 cidades do sul da Bahia. Hoje, ela tem ouvintes em mais de 60 países, centenas de cidades, de Los Angeles a Moscou. É uma revolução".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
