SP: chuvas deixam 463 mil sem energia

O Procon-SP convocou, nesta segunda-feira (14), todas as concessionárias de distribuição de energia que atuam no estado para que apresentem, de forma detalhada e objetiva, seus planos de atuação em resposta a situações de emergência climática. O órgão quer que as empresas desenvolvam planos de gestão de crise.

A Enel foi notificada na manhã de hoje para dar explicações sobre as medidas emergências adotadas para retomar o fornecimento de energia. Agora, terá 48 horas para encaminhar ao Procon-SP esclarecimentos sobre o atendimento aos consumidores e providências operacionais adotadas para atender à emergência.

A empresa deixou 462.700 usuários sem energia elétrica desde o final de semana. Já ss equipes de Governo de SP seguem trabalhando ininterruptamente para reduzir o impacto para a população das fortes chuvas que atingiram o estado na última sexta-feira (11).

O Procon está ampliando o atendimento presencial para os consumidores impactados pela falta de energia elétrica durante o final de semana. Na sede do órgão, na Liberdade, e nas delegacias, não será preciso agendar a visita para registrar reclamação sobre falta de energia elétrica ou danos em equipamentos eletroeletrônicos.

Além disso, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Procon-SP vai oferecer postos avançados nas estações Tatuapé da CPTM, Sacomã do Metrô e Jabaquara da EMTU, das 9h às 15h, de terça-feira (15) até sexta-feira (18).

O objetivo é atender consumidores que tenham dificuldade para acessar o site do Procon-SP, que continua recebendo reclamações e ampliar a rede de apoio. Importante ressaltar que para registrar uma reclamação, o consumidor precisa apresentar sua conta de energia.

O Procon alerta os consumidores, micros e pequenos empresários, que têm enfrentado apagões, para que registrem o problema nos canais da concessionária ENEL, guardando os protocolos e, não havendo solução, formalizem uma reclamação no site do órgão ou em um dos pontos de atendimento presencial.

É direito ter abatimento proporcional do período em que ficou sem energia elétrica; ressarcimento pela perda de alimentos e remédios que precisam de refrigeração e tenham estragado; bem como à reparação por danos causados em aparelhos eletrodomésticos danificados por eventuais picos de energia.

Apesar de não ser obrigatório, o consumidor pode tirar fotos dos alimentos, das embalagens dos medicamentos, anexar notas fiscais de compra desses produtos, reforçando o pedido que deve ser encaminhado diretamente à empresa ou, se o consumidor preferir, diretamente ao Procon-SP.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) vai notificar o Ministério de Minas e Energia e a Aneel (a concessão de energia é federal), para que apontem as medidas que estão sendo tomadas para que o serviço seja prestado adequadamente à população de São Paulo.

Os técnicos da Arsesp estão fiscalizando as ações da Enel para restabelecer o serviço na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com os dados da empresa à Agência, neste momento, cerca de 462.700 clientes são impactados pela falta de abastecimento na Grande São Paulo.

Os efeitos da falta de energia no abastecimento de água persistem nesta segunda. Causada pela tempestade da noite de sexta, a interrupção do fornecimento de eletricidade afeta o funcionamento de estações elevatórias e boosters, equipamentos que transportam a água para locais mais altos.

A Sabesp orienta os moradores a fazer uso consciente da água, uma vez que o sistema de abastecimento é integrado. O abastecimento pode ser afetado em várias regiões, incluindo Americanópolis, Vila Clara, Capão Redondo (parte), Pirajussara (parte), Jardim Mimás, Jardim Aeroporto, Jardim Antártica, Jardim Peri, Jardim Peri Alto e Jardim Santa Cruz, na capital.

"É importante o uso sem desperdícios de água em toda a Grande São Paulo e nos municípios afetados," diz. Ocorrências e solicitações podem ser registradas na Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), também pelo WhatsApp 11 3388-8000 e pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br. Foto da Abr.

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sao pedro