Terminam horário eleitoral e debates

Terminou nesta quinta a veiculação da propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão para o primeiro turno das eleições municipais. Também foi encerrado o prazo para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8 da manhã e meia-noite.

O 20 minutos diários do programa eleitoral e cerca de 140 inserções avulsas são gratuitos apenas para os candidatos. O custo recai sobre as emissoras, que perdem faturamento e audiência, principalmente pela péssima qualidade de áudio nos programas de rádio, como se viu neste ano em Itanuna.

"Na teoria, as rádios podem abater o custo das inserções e dos programas no Imposto de Renda a pagar, porém, no interior do Brasil, raras emissoras têm imposto a pagar suficiente para abater qualquer valor. Na prática, elas perderam um faturamento estimado entre R$ 57 mil e R$ 67 mil no caso de Itabuna", explica o CEO da Morena FM, Marcel Leal.

Os comícios de encerramento de campanha ainda podem ser feitos nesta quinta, podendo ser prorrogados por até duas horas. As ações de campanha, como caminhadas, podem ser feitas até sábado. Já os debates no rádio e na televisão também se encerram nesta quinta, podendo se estender pela madrugada, caso necessário.

A partir desta quinta, o TSE também poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. Por exemplo, até do dia 5, o Tribunal pode requisitar às emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.

19:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro