Unicamp tem 63 mil para 2.537 vagas

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp divulgou o balanço das inscrições para o Vestibular 2025. A Comissão registrou 63.004 inscritos, número um pouco menor (2%) do que o registrado no ano passado, mas ainda maior que os índices registrados nos vestibulares dos anos anteriores.

Os candidatos disputam 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. No Vestibular 2024, o número de estudantes inscritos foi de 64.706; em 2023, de 61.626; em 2022, de 63.301. Entre os cursos mais procurados no Vestibular Unicamp 2025, ressalta-se a demanda por carreiras da área da Computação.

Entre os mais procurados estão Ciência da Computação (73 candidatos por vaga), Engenharia da Computação (42/v) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (22/v). Os 10 cursos mais procurados são Medicina, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas.

Mais Engenharia da Computação, Farmácia, Comunicação Social-Midialogia, Ciências Econômicas (integral e noturno), História, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A tabela com a concorrência por curso está disponível na página do Vestibular Unicamp 2025.

De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o número de inscritos ficou dentro do esperado. “Estamos bastante satisfeitos com o resultado e felizes com o fato de que mais de 63 mil estudantes desejem a Unicamp como opção para a graduação".

Pela primeira vez, a Unicamp abriu, em seu vestibular, a carreira de treineiros, voltada a estudantes que não concluirão o ensino médio até o final de 2024, registrando 5.710 estudantes nas três opções ofertadas, sendo 2.542 candidatos para Ciências Biológicas, 2.123 para Ciências Exatas e 1.045 para Ciências Humanas.

“Isso nos permite observar com maior nitidez quantos são os candidatos disputando vagas reais. Além disso, a carreira específica permite aos treineiros irem se ambientando melhor ao vestibular”, salientou Neto. O diretor destacou que a nova categoria possibilitou uma relação candidatos-vaga mais realista em cada curso.

Em Recife, onde a Comvest irá aplicar pela primeira vez as provas de seu vestibular, foram registrados 583 inscritos, número considerado satisfatório, “considerando o ineditismo da prova na capital de Pernambuco”, diz Neto. O Nordeste tem Vestibular Unicamp em Fortaleza, Recife e Salvador, somando 3.093 candidatos.

Pela primeira vez, as provas serão aplicadas no período da manhã, com início às 9h. A primeira fase do Vestibular Unicamp 2025 será no dia 20 de outubro e a segunda nos dias 1 e 2 de dezembro. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos de Música (com envio de vídeos pela internet).

Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão entre os dias 11 e 13 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2025 está disponível no site da Comvest.

A primeira fase será aplicada, no estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Santo André.

Mais Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Fora de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

17:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro