Beleza Negra 2024 acontece no dia 23
Para celebrar a Semana da Consciência Negra, o Movimento Beleza Negra Itabuna lançou sua agenda de eventos que prometem enaltecer a identidade e a cultura afro-brasileiras. As atividades abrangem arte, tradição e memória, reafirmando o orgulho e a luta da comunidade negra grapiúna.
A programação começará no dia 19, às 17h, com a Vigília a Zumbi, no Monumento em Homenagem a Zumbi dos Palmares, no São Caetano. "Será um momento de reflexão e resistência, reunindo música, poesia, plantio de árvores e homenagens a figuras importantes da luta negra", explica Walmir do Carmo, criador do evento.
Os artistas convidados são o Grupo Cultural do Ylê Axé Odara, de Pai Gildo, o Movimento Cultural Alvorecer, Aldo Bastos, Lucia Helena, Non Moreira, Adilson Nascimento, Carlos Santal e Naldo Poeta.
No dia 23 de novembro, sábado, às 18h30, o Centro de Cultura Adonias Filho recebe o Concurso Beleza Negra 2024, uma das atrações mais aguardadas da semana. "O certame busca celebrar a estética e a identidade afro-brasileiras, além de descobrir novos talentos que representam o orgulho da cultura negra em Itabuna", diz Walmir.
Fundado em 1987, o Movimento Beleza Negra Itabuna se consolidou como um espaço de valorização e preservação das expressões culturais afro-brasileiras. As candidatas devem ter entre 18 e 35 anos e serão avaliadas em critérios que ressaltam a representação da identidade afro-brasileira.
As inscrições já estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 98819-6934 ou no Instagram (@belezanegraitb).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
