Black Friday impulsiona 5 atividades

Com a chegada da Black Friday, o faturamento dos segmentos mais impactados pela data deve crescer 10,3% em novembro, no Estado de São Paulo, em relação ao ano passado. Se as projeções da Federação do Comércio (FecomercioSP) se confirmarem, o setor pode faturar em torno de R$ 74,4 bilhões.

As cinco atividades analisadas devem exibir alta nas vendas, com destaque para as lojas de móveis e decoração (14,8%), ressaltando que, por registrar faturamento menor, é comum grandes variações na atividade, e para as lojas de vestuário, com previsão de crescimento de 14% em comparação a novembro de 2023.

No primeiro grupo, estima-se um faturamento de R$ 1,9 bilhão, em decorrência do contínuo investimento dos consumidores em melhorar o espaço doméstico, tendência que foi reforçada pela pandemia e ainda segue em alta. Já para lojas de vestuário, tecidos e calçados, o montante esperado é de R$ 10 bilhões.

As vendas dos supermercados devem crescer 8,7%, a menor variação entre os segmentos analisados. Aqui vale lembrar que a atividade tem o maior faturamento entre as atividades varejistas, que deve alcançar R$ 41,5 bilhões em novembro. O resultado está relacionado a um desempenho mais estável e crescimento moderado.

Outro fator a ser considerado é que os itens vendidos nesses estabelecimentos são menos suscetíveis a grandes variações sazonais em períodos promocionais, como a própria Black Friday. Já farmácias e perfumarias, impulsionadas pela procura de bem-estar e cuidados pessoais, devem crescer 10,5%, com R$ 11,7 bilhões.

Por fim, eletrodomésticos, eletrônicos e os itens da linha branca serão beneficiados pela forte demanda por bens duráveis, estimulada por descontos agressivos e pela maior procura por inovação tecnológica. O faturamento previsto é de R$ 9,3 bilhões, uma alta de 12,2% em relação a novembro de 2023.

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sao pedro