Dueto facilita transplante de córnea

Na Bahia, 1.647 pessoas aguardam na fila por um transplante de córnea, mas uma nova parceria pode ajudar a transformar esse cenário. O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e a equipe de captadores do Banco de Olhos da Bahia discutiram estratégias para ampliar as doações e garantir mais acesso aos transplantes.

Para Mirela Andrade de Jesus, coordenadora do Banco de Olhos, o SVO tem um papel estratégico. "A parceria nos permitirá abordar as famílias em momentos delicados, oferecendo a elas a possibilidade de doação de córneas. Iniciando esse trabalho, aumentaremos consideravelmente as doações efetivas no estado", diz.

A doação de córneas é um processo rápido, sem custos para a família, e não interfere na aparência do doador ou nos trâmites do sepultamento. Cada doação tem o potencial de devolver a visão a até dois pacientes, impactando diretamente a qualidade de vida de quem espera por essa chance.

Sophia Santana, gestora de contratos do SVO, destacou que "essa parceria simboliza um avanço na saúde pública, unindo esforços para transformar momentos de dor em esperança. Reafirmamos nosso compromisso com a sociedade, promovendo uma atuação eficiente e solidária, sempre com respeito e dignidade".

18:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro