Feiras literárias agitam o sul da Bahia

Nesta quarta-feira, no programa Mesa pra 2, da Morena FM, o jornalista Marcel Leal recebeu o gestor cultural Rafael Gama e a professora Camila Gusmão para um bate papo sobre as festas literárias de Itacaré e de Ilhéus. A primeira já rolou e movimentou Itacaré de 24 a 26 de outubro.

A de Ilhéus será na próxima semana, de 13 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Professora da Uesc e uma das curadoras da Festa Literária de Ilhéus, Camila Gusmão destacou a presença do escritor Mia Couto, de Moçambique, país africano de língua portuguesa.

“É um grande escritor”, resumiu a educadora. “Além de Mia Couto, nós temos Krenak, Emília Nuñez, Bruna Vieira e André Vianco”, exemplificou. O host Marcel Leal observou que, antigamente, as feiras literárias tinham um formato mais fechado, com foco total na literatura.

Ele questionou se o acréscimo de atrações artísticas, como ocorre hoje, ajudou na promoção desse tipo de evento. “Isso é uma mudança conceitual”, respondeu Rafael Gama, que também é poeta. “Não dá para a literatura ser uma arte hermética, fechada em torno de si mesma”, acrescentou.

Rafael Gama destacou o espaço da oralidade entre as expressões contempladas pela Festa Literária de Itacaré. Citou o exemplo da trovadora Otília Maria Nogueira. "Ela tem um livro, publicado pela Via Litterarum, que é a história de Itacaré como um poema. É algo digno de Homero".

Professora do Departamento de Letras e Artes da Uesc, Camila Gusmão é curadora do Juventudes FLI, um dos três espaços da Festa Literária de Ilhéus, que também vai promover o Espaço Jorge Amado e o Flizinha, este último voltado para o público infantojuvenil.

Sobre a juventude, um dos desafios é assegurar o espaço da literatura em um mundo tomado por distrações. Por outro lado, segundo Camila, muitos jovens chegam aos livros, também, por influência das redes sociais. "Temos influenciadores positivos, nesse sentido, e muitos jovens passam a ler a partir daí", explicou.

Marcel também pediu que Rafael e Camila fizessem um exercício de imaginação para escolher, mesmo entre escritores já mortos, quem eles trariam para as festas literárias de Itacaré e Ilhéus, se pudessem. Você pode conferir as respostas na edição completa do Mesa pra 2, no Spotfy, nesta sexta, ou em bit.ly/MesaPra2.

19:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro