FLI agita Ilhéus desta quarta até sexta

A 7ª Festa Literária de Ilhéus começa nesta quarta, ocupando três palcos no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, terminando no feriado de sexta-feira. O palco "O gato malhado e a andorinha Sinhá" é voltado para a criançada e o "Gabriela Cravo e Canela" traz a música para o evento.

Entre um e outro, o "Palco Itinerante" terá palhaços e personagens dos livros de Jorge Amado, conta Romualdo Lisboa, curador artístico da festa. “A gente quis dar o máximo de diversidade possível e ampliar as possibilidades. Eu espero que funcione bem”, afirma o dramaturgo e diretor do Teatro Popular de Ilhéus.

Um dos objetivos, segundo ele, é favorecer a presença prolongada do público infantil na FLI. “Além do lançamento do livro, da conversa com o autor, as crianças e adolescentes vão ter atrações artísticas durante o dia. A gente selecionou contadores de histórias e espetáculos infantis”.

Uma das atrações é o espetáculo musical de contação de histórias A Aventura de Mariá e Mureci, com manipulação de bonecos e objetos. A cultura popular vem forte com o Bumba-meu-boi da Juerana, A Volta de Jiboia e o Bicho Caçador.

À noite, a música toma conta do Palco Gabriela Cravo e Canela, reunindo um time de peso, com o Samba da Leoah, Mulheres em Domínio Público, os DJs Orixá Africano e Naharaujo. Mais o Sarau do Poeta, de Jackson Costa; a Moquecagem, aula performance de Rafael Magalhães; e o show Panfletários, de Cabeça Isidoro (foto).

Durante entrevista no Mesa Pra 2, da rádio Morena FM, a professora da Uesc e uma das curadoras da Festa Literária de Ilhéus, Camila Gusmão, destacou a presença do escritor Mia Couto, de Moçambique. “É um grande escritor. Além de Mia Couto, nós temos Krenak, Emília Nuñez, Bruna Vieira e André Vianco”, contou.

Camila Gusmão é curadora do Juventudes FLI, um dos três espaços da Festa Literária de Ilhéus, que também vai promover o Espaço Jorge Amado e o Flizinha, este último voltado para o público infantojuvenil. "Muitos jovens chegam aos livros também por influência das redes sociais. Temos influenciadores positivos, nesse sentido".

O palco “O gato malhado e a andorinha Sinha” abre o evento com "A Aventura de Mariá e Mureci", espetáculo musical de contação de histórias com bonecos e objetos, mais contação de histórias com Miriam Oliveira e com o PROLER/UESC, além de "Música para ouvir e sonhar", com músicas de espetáculos infantis.

Ele segue nos outros dias com Rita Prudente e Miriam Oliveira contando histórias e os musicais. Na quarta, tem show do selo de Hip Hop Digital Apparatus, com seis atrações e Ivan Moraes cantando MPB. Na quinta é a vez de Mulheres em domínio público, Samba da Leoah e Nahraujo DJ à noite.

No palco "Gabriela cravo e canela", a sexta apresenta Jackson Costa e o Sarau do Poeta, Moquecagem – aula performance com Rafael Magalhães, Juacy e Trio Ypsilone, Panfletários e o DJ Vítor Barreto.

No palco itinerante, durante todos os dias palhaços divertem as crianças e as conduzem pelo universo da literatura. À noite, personagens amadianos saltam das páginas do livro Gabriela cravo e canela e fazem um tour pela Festa Literária. Na quarta ainda tem Bumba-meu-boi da Juerana. Na quinta, "A volta da jiboia," de Itacaré.

Na sexta-feira, o palco itinerante apresenta a Orquestra Afro Gongombira (na área externa) e o Bicho Caçador, manifestação da cultura popular de Itacaré. Às 21h30, o show de Silvanno Salles, o cantor apaixonado, encerraa programação.

17:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro