Rádio mostra sua força no RJ e em SC

O estudo “No Ar – A força do rádio no Rio de Janeiro – Um raio-x do ouvinte do estado” do MidiaCom RJ analisou o consumo de rádio no estado, focando no perfil do ouvinte e sua relação com o meio.

O estudo destaca a importância do rádio na vida dos fluminenses, sua penetração, o papel no consumo de informação e o impacto das novas tecnologias no rádio, com destaque para o podcast. O relatório aborda ainda as preferências musicais, os gêneros mais consumidos e as plataformas digitais.

O estudo, da Kantar, apurou que 75% ouviram rádio nos 90 dias que antecederam a pesquisa. 46% dos ouvintes ouvem rádio pelo menos 5 dias na semana (heavy users). O receptor tradicional é o dispositivo mais usado para ouvir rádio (57%) e a internet é usada para isto por 22% dos ouvintes.

85% consideram o rádio importante para o dia a dia. Entre os motivos, “ser companhia” vem em primeiro lugar com 52%. O conteúdo musical (63%) é o que tem maior preferência entre os ouvintes, seguido de notícias (35%). Entre os estilos musicais, o pagode (40%), gospel (38%) e MPB (32%).

No conteúdo, depois das músicas, o maior interesse é por entrevistas e política. O rádio é o segundo meio mais consumido para o acompanhamento de jogos de futebol. 43% da população do estado ouve podcasts. Dentre os ouvintes de rádio, esta fatia é de 45%. Os assuntos preferidos são entrevistas e política.

87% dos ouvintes de rádio se lembram de já ter ouvido algum tipo de publicidade em áudio, seja no dial ou nos formatos digitais. Entre as principais categorias pesquisadas ou compradas em virtude de uma publicidade em áudio, estão os eletrodomésticos e os eletroportáteis.

A pesquisa mostrou ainda um cenário coerente com outras pesquisas nacionais em relação ao local onde mais se ouve o rádio no Brasil. É em casa que está esta audiência, com 58%. Mas o rádio tem um público exclusivo dentro dos carros, onde 27% das pessoas o ouvem.

Santa Catarina

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) divulgou o estudo “A Força do Meio Rádio em Santa Catarina”, com 1.500 pessoas. Ele mostra que 80% ouvem rádio, um alcance semelhante aos apontados pelo estudo de abrangência nacional da Kantar, o Inside Audio 2024.

No estudo catarinense, as principais conclusões são que a maioria dos ouvintes de rádio está na faixa de 25 a 59 anos (66%). Os mais novos, de 15 a 24 anos, representam 14%, enquanto os mais velhos, com 60 ou mais anos, 19%. O alcance é superior a 73% em todas as faixas de renda, chegando à 84% na de 2 a 5 mínimos.

Mais da metade dos ouvintes ouvem rádio em casa ou no trabalho, enquanto 40% ouvem no carro e 20% no celular. As plataformas digitais representam 18% da audiência do rádio e 25% do alcance. Com 60% dos entrevistados confiando no rádio, ele é o meio com maior credibilidade.

17:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro