Filme sobre Balduíno estreia sábado
Neste sábado, às 17h30, o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, recebe o lançamento do documentário "Fundação Dr. Baldoíno: A Última Esperança". Feito com recursos da Lei Paulo Gustavo, o filme apresenta os bastidores de uma instituição que, há décadas, se dedica a acolher e cuidar de idosos e abandonados.
Com produção da Sul Bahia Filmes, ele tem como diretores Carlos Neto e Cláudio Lyrio, responsável pela captação das imagens. Os dois estiveram nesta quarta-feira no programa Mesa Pra 2, da rádio Morena FM, contando como nasceu o projeto, o que masi impactou durante a produção e políticas para idosos.
O filme tem tradução em Libras e traz depoimentos emocionantes de idosos acolhidos, voluntários, funcionários, do médico e fundador doutor Baldoíno e da diretora financeira Kátia Guedes. A obra também expõe os desafios e vitórias de manter viva essa iniciativa essencial.
Entre as histórias apresentadas, destaca-se a de Jan Costa, que cuida da mãe com Alzáimer em casa, conectando diferentes perspectivas sobre o envelhecimento com dignidade e os desafios do cuidado contínuo. No Mesa Pra 2, Calor Neto afirmou que os desafios de cuidar em casa são parecidos com os da instituição.
Segundo depoimento gravado de Dr. Baldoíno no documentário, “o maior problema de um lar de idosos é o abandono da família”. Katia Guedes disse no programa que sua experiência confirma totalmente essa observação. "Tudo o que eles masi querem é atenção, é conversar, ser ouvidos, ter atenção".
Kátia reforçou a importância do voluntariado e das doações para manter a instituição funcionando em meio às dificuldades financeiras do dia a dia. Mas uma parte de seu depoimento que chocou os ouvintes da Morena FM foi a revelação que boa parte dos idosos estão lá porque a família abandonou. "Tem um com 10 filhos e nenhum se importa". O podcast com o Mesa Pra 2 estará em bit.ly/MesaPra2 na noite desta sexta.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
