Itabuna encerra matrículas na quarta
A Secretaria de Educação de Itabuna encerra, nesta quarta-feira, a renovação de matrícula dos alunos que vão continuar na mesma escola em 2025, iniciado no dia 3. Os pais devem comparecer à escola para garantir a vaga. Já os alunos que vão mudar de escola devem esperar janeiro para se matricular na unidade desejada.
Hoje, no período de renovação da matrícula, só está sendo exigida a declaração de vacinação do aluno. Os pais devem buscar a declaração no posto de saúde de seu bairro, devido à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, aliada ao compromisso do Governo Federal em avançar na meta nacional de vacinação.
“Será necessário apresentar essa documentação no ato de renovação da matrícula para 2025”, diz o diretor do Departamento de Pesquisas Pedagógicas, Waldeck Gonçalves. Mas ela inclui a vacina contra a Covid. A exigência vai contra a recomendação atual da OMS. Nenhum outro país está exigindo a vacinação de Covid em crianças.
A razão foi o aumento exponencial de tumores, cânceres turbo, tromboses, miocardites e outros problemas de saúde já relacionados a vacinas contra a Covid em estudos recentes, especialmente Astrazeneca e Pfizer. A secretaria diz que isso "não será impeditiva para renovação de matrícula".
Mas deixa claro que ela será exigida posteriormente. Neste ano há 19.141 alunos matriculados na Rede Municipal de Itabuna, cujo encerramento do ano letivo para alunos aprovados será no próximo dia 19. Para aqueles em recuperação final e Conselho de Classe, a divulgação de resultado sai até o dia 30.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
