Jogos Escolares tiveram 425 mil alunos
Os esforços da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo reforçaram a importância do esporte paulista em 2024. A principal competição escolar do calendário da Sesp, os Jogos Escolares (JEESP), entrou para a historia com números expressivos.
Somando todas as seletivas e as finais estaduais nas categorias sub-14 e sub-17, o JEESP deste ano contou com a participação de 425.004 atletas, superando os 422.127 de 2023 e os 186.707 de 2022. O investimento da Sesp foi de R$ 29,9 milhões. “O JEESP é a prova de que trabalhar bem na base pode trazer grandes resultados".
"Muitos atletas que hoje ganham medalhas no alto rendimento tiveram o JEESP como rito de passagem. Falando especificamente de 2024, ficamos ainda mais realizados com esses mais de 425 mil atletas envolvidos, superando os números dos últimos dois anos”, destaca a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.
Embora seja uma competição voltada para alunos das redes de ensino pública e privada do estado de São Paulo, os Jogos Escolares rompem as fronteiras paulistas e até do país. Neste ano, a competição classificou 389 atletas para a montagem integral das equipes do Time SP.
Eles disputaram os Jogos Escolares Brasileiros (sub-14) e os Jogos da Juventude (sub-17). Além disso, boa parte dos classificados via JEESP defendeu as cores do Brasil na Gymnasiade, que aconteceu em outubro, no Bahrein, e nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que ocorre em dezembro, na Colômbia.
“É motivo de muita emoção ver que, além de descobrir novos valores e classificar os melhores atletas para duas das principais competições escolares do país, as boas participações nestes eventos têm dado aos nossos atletas a oportunidade de participar de competições internacionais, como a Gymnasiade e o Sul-Americano”, comenta Margarete Marcatti, gestora do Núcleo de Gestão do JEESP.
O JEESP volta em 2025 com perspectiva de nova quebra de recorde no número de participantes e uma mudança no regulamento: as finais estaduais das Etapas I e II terão o sistema de disputa igualado, com as mesmas chances de classificação para as escolas públicas e privadas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
