Novela da ponte tem nova promessa
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, assinou o contrato de financiamento para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. O acordo, liberado pelo Senado Federal, prevê empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões quando convertidos para o real.
Segundo o Governo, o dinheiro será usado para a recuperação e a duplicação do trecho da BA-001, que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, e faz parte das obras complementares do Sistema Viário Integrado da ponte. Ou seja, ele não é para a ponte propriamente dita, uma promessa que vem desde 2010.
Na época, o então governador Jaques Wagner prometeu inaugurar a ponte em 2013. Depois de cinco mandatos e 19 anos de governo do PT, a obra continua apenas no imaginário e é prometida a cada eleição. Em 2022, por exemplo, o governador Rui Costa anunciou o início da obra para outubro daquele ano.
Segundo o governo este novo contrato prevê destinar parte do recurso ao financiamento parcial do Fundo de Garantia de Aporte da Ponte. Em nota, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, diz que a relação com a CAF é parte de "uma etapa estratégica," de diálogo com agências de fomento, para garantir a ponte.
Conforme divulgou o governo, uma parceria público-privada vai executar o projeto. Mas ainda não há licitação nem empresa. Com o início dos trabalhos de base, o "canteiro de apoio à sondagem" já está em funcionamento na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, na região da Calçada, em Salvador.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
