Novela da ponte tem nova promessa

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, assinou o contrato de financiamento para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. O acordo, liberado pelo Senado Federal, prevê empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões quando convertidos para o real.

Segundo o Governo, o dinheiro será usado para a recuperação e a duplicação do trecho da BA-001, que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, e faz parte das obras complementares do Sistema Viário Integrado da ponte. Ou seja, ele não é para a ponte propriamente dita, uma promessa que vem desde 2010.

Na época, o então governador Jaques Wagner prometeu inaugurar a ponte em 2013. Depois de cinco mandatos e 19 anos de governo do PT, a obra continua apenas no imaginário e é prometida a cada eleição. Em 2022, por exemplo, o governador Rui Costa anunciou o início da obra para outubro daquele ano.

Segundo o governo este novo contrato prevê destinar parte do recurso ao financiamento parcial do Fundo de Garantia de Aporte da Ponte. Em nota, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, diz que a relação com a CAF é parte de "uma etapa estratégica," de diálogo com agências de fomento, para garantir a ponte.

Conforme divulgou o governo, uma parceria público-privada vai executar o projeto. Mas ainda não há licitação nem empresa. Com o início dos trabalhos de base, o "canteiro de apoio à sondagem" já está em funcionamento na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, na região da Calçada, em Salvador.

18:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro