Palestra retrata o império Wildberger

Nesta terça-feira, às 19 horas, a atuação da empresa suíça Wildberger na economia baiana será tema da palestra "O Império Suíço do Cacau: a Empresa Wildberger e Cia, de 1903 a 1946," na Academia de Letras de Ilhéus. Aberta ao público, ela será ministrada pelo historiador suíço Michael Schmitz, da Universidade de Lausanne.

A palestra é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual de Santa Cruz, do Centro de Documentação e Pesquisa da Uesc e da Comissão Henrique Simões para os 500 Anos de Ilhéus, da Academia de Letras de Ilhéus.

No artigo "Gêneses da economia cacaueira e da firma Wildberger", publicado na Revista Brasileira de Administração Política, da UFBA, o professor Gilberto Wildberger, neto do fundador, Emil, recupera a história da empresa, que foi a maior exportadora de cacau do Brasil entre as décadas de 30 e 50 do século passado.

Gilberto conta, por exemplo, como o seu avô se adaptou a momentos de crise, como a Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, e a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, para expandir os negócios da empresa, desde o transporte de cargas ao mercado financeiro.

17:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro