PF investiga dois prefeitos da Bahia

A Controladoria Geral da União e a Polícia Federal deflagraram, nesta quinta-feira, as operações Rumo e Prumo que, em conjunto, investigam irregularidades em licitações e favorecimento de empresa na contratação para o transporte escolar e a locação de veículos para os municípios de Euclides da Cunha (foto) e Umburanas, Bahia.

As investigações têm como base outra operação, de 2020, realizada em Juazeiro. Uma perícia em aparelhos eletrônicos identificou acordos ilegais entre empresas e agentes públicos, visando manipular licitações e direcionar os contratos para uma empresa vinculada à quadrilha.

O esquema consistia na simulação de cotações de preço, formando um valor de referência superestimado, o uso de cláusulas restritivas para impedir outras empresas de competir, contratação de empresa sem capacidade técnica e ajustes nos editais para "acomodar" os interesses da empresa vencedora.

As manobras visavam desvio de dinheiro público, com pagamento de propina a agentes municipais, entre eles os próprios prefeitos. Para isso, a quadrilha disfarçava a movimentação usando contas de terceiros, para dificultar o rastreio dos beneficiários finais e dissimular o crime.

As operações Rumo e Prumo consistem no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão em Euclides da Cunha e Salvador. O trabalho conta com 11 servidores da CGU e 80 policiais federais.

18:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro